Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Europacolon lança linha de apoio à preparação de colonoscopias

Europacolon lança linha de apoio à preparação de colonoscopias

A linha tem como objetivo tirar dúvidas para maximizar o sucesso e evitar a inviabilização das colonoscopias no decorrer do exame.

Pinterest Google+
PUB

A associação de apoio ao doente com cancro digestivo, Europacolon Portugal, lança a Linha de Apoio à Preparação de Colonoscopias, que funcionará todos os dias úteis das 9h às 19h. Esta linha tem como objetivo maximizar o sucesso e evitar a inviabilização das colonoscopias no decorrer do exame.

 

O cancro colorretal é a 2ª causa de morte em Portugal e desenvolve-se devido à produção descontrolada de células da camada de revestimento interior do cólon ou do reto, criando pólipos. Estes pólipos à medida que crescem podem transformar-se em cancro, passando a ter capacidade para invadir os tecidos “vizinhos”.

 

Vitor Neves, presidente da Europacolon Portugal, alerta para os dados deste tipo de cancro e a importância de detetá-lo precocemente através da colonoscopia. «Em 2019, foram diagnosticados mais de 10 mil novos casos de cancro colorretal em Portugal, provocando a morte a 4275 doentes, isto é, mais de 11 doentes por dia. O cancro colorretal quando detetado precocemente pode ser curado em 90% dos casos», diz em comunicado.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS FERMENTADOS ALIADOS DA SAÚDE (SOBRETUDO DO INTESTINO)

 

Quanto à colonoscopia, «para ser concretizada com sucesso tem um protocolo de preparação muito variado e rigoroso, visto que interfere com o quotidiano do doente, logo muitos doentes ainda cometem erros e têm dúvidas, o que leva a que prejudiquem posteriormente o sucesso do exame. Criámos a linha para tentar inverter esta situação e apoiar as pessoas que vão realizar a colonoscopia e esclarecer as suas dúvidas. Queremos melhorar a taxa de sucesso na realização de colonoscopias e acreditamos que esta linha será um excelente contributo para isso», continua o presidente da Associação.

 

A Linha de Apoio à Preparação de Colonoscopias surge para ajudar os doentes a esclarecer eventuais questões relacionadas com os protocolos de preparação prévia e garantir uma maior taxa de sucesso do exame. Todos dos dias úteis das 9h às 19h uma equipa de profissionais de saúde da Europacolon estará disponível através do número 960199492.

 

VEJA TAMBÉM:

DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO: CAUSAS E TRATAMENTOS

INTESTINO – O CÉREBRO QUE COMANDA A SAÚDE DO CORPO

CANCRO COLORRETAL: PORQUE É TÃO IMPORTANTE A DETEÇÃO PRECOCE?

DA MAÇÃ AO KOMBUCHA: CONHEÇA 15 ALIMENTOS QUE DÃO UMA AJUDA AO APARELHO DIGESTIVO

CLÁUDIA CUNHA: «PARA UM INTESTINO FUNCIONAR CORRETAMENTE SÃO PRECISOS TRÊS FATORES: ALIMENTAÇÃO, ÁGUA E EXERCÍCIO FÍSICO»

 

 

Artigo anterior

Amamentação: sinais de que o bebé já se alimentou o suficiente

Próximo artigo

Top 10 dos alimentos altamente calóricos