Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Eu sou Capricórnio: as principais características deste signo

Eu sou Capricórnio: as principais características deste signo

Os nativos deste signo são pessoas aparentemente calmas e controladas, que raramente se deixam abalar pelos acontecimentos. São, porém, bastante negativos, fechando-se no seu mundo interior e tornando-se inacessíveis como as altas montanhas que tanto os atraem.

Pinterest Google+
PUB

Eu Estruturo. O signo de Capricórnio, o décimo do Zodíaco, inicia-se a 22 de dezembro e termina a 20 de janeiro. É um signo Cardeal, de Terra, e é governado pelo planeta Saturno. Transmite a imagem de que esconde algo dentro de si, é repleto de emoções que não consegue exteriorizar e que o atormentam.

 

Os nativos deste signo são pessoas aparentemente calmas e controladas, que raramente se deixam abalar pelos acontecimentos. São, porém, bastante negativos, fechando-se no seu mundo interior e tornando-se inacessíveis como as altas montanhas que tanto os atraem. Os lugares elevados e isolados são os seus prediletos, já que são governados pelo planeta Saturno. Têm uma resistência incrível para superar obstáculos e lutam para alcançar o que desejam. Têm muitas vezes uma infância difícil e não raramente cheia de responsabilidades.

 

Sendo pessoas determinadas e ambiciosas, vão lutar para alcançar a sua meta, custe o que custar, e gostam de atingir postos elevados, como políticos, ministros, diplomatas. Não se contentam com pouco e acumulam fortuna pacientemente, como formigas subalternas. Se por um lado isto os ajuda a «subir na vida», por outro o excessivo senso de responsabilidade e de dever cria-lhes o «Complexo de Atlas», isto é, gostam de carregar o mundo nas suas costas. Podem tornar-se egoístas, pessimistas e, muitas vezes, aparentam ser frios e reservados, dando muita importância aos princípios tradicionais, rígidos e inflexíveis.

 

Entre as qualidades, encontramos a seriedade, a confiabilidade e a moderação. Não raramente têm um ótimo sentido de humor, um tanto ou quanto sarcástico, porém devem aprender a procurar a criança que há dentro de si, coisa que poucas vezes fazem. Os joelhos são o seu ponto fraco no organismo, assim como os dentes e a pele.

 

Pontos fortes

Provavelmente, duas das suas características mais poderosas serão a estrutura e a ambição, que levam os nativos deste signo a ter uma grande força de vontade, autocontrolo e disciplina. É por esta razão que os Capricornianos são conhecidos por progredirem na carreira e realizarem grandes feitos. Não costumam ter muito tempo para socializar, o trabalho está em primeiro lugar, mas nunca deixam de apreciar o conforto e o reconhecimento que o sucesso traz. Por isto, outro ponto forte é usarem o que ganham para seu prazer, principalmente o que lhes traz segurança e durabilidade – não estivéssemos nós a falar do signo da durabilidade das coisas, onde nada é feito à pressa. Prezam aquilo que é estável e seguro, rejeitando especulações.

 

De uma excecional capacidade de concentração, conseguem levar as suas empreitadas até ao fim. Outra virtude que podemos encontrar neste signo da direção de vida, do norte, é o controlo que tem sobre si mesmo, que é evidente em cada parte do corpo, fazendo com que mantenha a tranquilidade mesmo nas situações mais difíceis. Apesar de materialista e ambicioso, tem grande «consciência social», ou seja, a habilidade de colocar o bem dos outros à frente dos seus próprios desejos.

 

Pontos fracos

Devido à sua rigidez, muitas vezes é insensível na forma como lida com os outros, é pouco espontâneo e tem tendência para levar uma vida mais solitária. Pode até ser considerado mal-humorado por quem não o conhece. Um dos seus pontos fracos é a capacidade de interagir com outras pessoas e alcançar compromissos sólidos: quando o faz, até pode ouvir os conselhos e mostrar gratidão por isso, mas, no final, acaba por fazer tudo à sua maneira. Como controlador que é, entra em pânico se as coisas não correm como pretende, o que o leva muitas vezes a não procurar a diversão, sendo sério em demasia.

 

Outra fraqueza é o rancor e o pessimismo. Parece muitas vezes um velho resmungão, o que o leva a ter um mau humor que contamina todos ao em seu redor. Raramente está satisfeito com alguma coisa, tem medo de amar, raramente relaxa, tem um forte poder de julgamento, acumula medos e só pensa em dinheiro. Por que razão se esforçam tanto? Porque têm tem necessidade de demonstrar a todos que são capazes de fazer seja o que for. Vivem para conseguir o que ambicionam.

 

Amor

Este signo é conhecido pela sua timidez, que advém da sua sensibilidade às críticas e medo de ser rejeitado. Isto vai, obviamente, dificultar a relação amorosa. Ainda assim, e sobretudo no caso do homem de Capricórnio, pode contar com a sua honestidade, dedicação e bons valores. Ele até pode não ser sempre fiel, mas revelar-se-á dedicado ao seu parceiro. Quando descontraído, possui um certeiro sentido de humor, revelando um apetite sexual voraz.

 

Não é um homem vulgar. O seu caminho é feito de altos e baixos, mas ele nunca se esquece daqueles que o acompanham, sobretudo nos tempos difíceis. E a forma como demonstra o seu apreço poderá muito bem levar uma mulher ou um homem a perder a ar, pois nunca esquece aquela/e e/a que o amou. Não obstante, quando mantém a sua relação afetiva, quererá controlar a conta conjunta, o ambiente doméstico e, claro, o casamento no geral, desde a compra da casa, aos bens investidos, entre outros.

 

A mulher deste signo é movida pela ansiedade. Ela é receosa e tímida por detrás de toda uma camada de autocontrolo. Tem medo de fazer a opção errada, amar o homem inadequado, contudo, e curiosamente, consegue irradiar a máxima confiança. Tenha cuidado: verbalizar os medos e expor os seus pontos fracos fará com que ela o exclua da sua vida. Uma vez que entenda qual a fórmula para conseguir a amizade dela, mostrar-se-á uma amiga despretensiosa e uma companheira leal e afetuosa.

 

De natureza desprendida e distante, mas nunca fria ou indiferente, tem tendência para ser lenta nas relações amorosas: desabrocha como a flor na primavera, docemente. Os homens apercebem-se desta hesitação e é aí que reside o seu encanto. Temos aqui uma mulher profunda. Aos homens simplórios, repele-os. Homens sem objetivos na vida, instáveis, deixam-na apavorada. Procura a sinceridade, a nobreza de carácter e, porque não, algum dinheiro no banco.

 

Dinheiro/carreira

Este é o signo da carreira, da estrutura da vida. Em grupo, coloca de parte a sua necessidade de controlo para que todos se destaquem, isto é, para que os esforços conjuntos e os projetos tenham o principal destaque. Por causa disto, normalmente goza de uma posição favorável na comunidade. Os seus sócios e os seus amigos são poderosos e dinâmicos. O seu talento para a organização não é comparável com outros signos, pois acaba sempre por colocar o trabalho em primeiro lugar e com grande capacidade de foco.

 

Apesar de tão conservador, correrá riscos nas transações monetárias e é capaz de obter um sucesso surpreendente de forma original e inovadora. Sabe como ganhar dinheiro, lida com a responsabilidade melhor do que a maior parte dos outros signos, é inteligente, de confiança e, geralmente, bem-sucedido em empresas e agências governamentais. O desejo de ter uma posição social elevada e a apreciação de valores criam condições para que tenda a se dedicar- se em excesso, e por períodos demasiado prolongados, à sua carreira.

 

Podemos encontrar estes nativos em profissões como:

  • Professores
  • Informáticos
  • Militares
  • Funcionários públicos
  • Gestores/consultores
  • Médicos
  • Advogados
  • Contabilistas

 

Artigo do meu recente livro, da editora Manuscrito, “Signos – O Caminho para a Felicidade”. Encontre as descrições dos outros signos neste link:

 

 

Artigo anterior

Novo conceito reúne perfumaria, beleza e saúde em lojas físicas e online

Próximo artigo

Paternidade depois dos 50 anos?