Home»VIDA»CARREIRA»Vai ao jantar de Natal? Reveja a etiqueta nas festas de empresa

Vai ao jantar de Natal? Reveja a etiqueta nas festas de empresa

Se vai à festa de Natal da sua empresa, leia estas dicas de etiqueta para garantir que se vai divertir sem pôr em risco a sua imagem profissional.

Pinterest Google+
PUB

Quantas vezes acontece, numa festa de empresa, alguns colegas beberem demasiado e surpreenderem todos com comportamentos inadequados? Coma antes de ir para a festa, porque beber álcool de estômago vazio nunca resulta.

 

Beba com moderação ou opte mesmo por não beber. Pode começar por uma bebida com gás ou água aromatizada e intercale com bebidas alcoólicas. Não se esqueça de que as festas de empresa são também momentos de networking, em particular com as chefias, por isso, vai querer estar o mais desperto possível.

 

Mantenha a bebida na mão esquerda, de forma a garantir que mantém a mão direita livre (e seca) para cumprimentar os outros convidados.

 

VEJA TAMBÉM: VAI À FESTA DE NATAL DA EMPRESA? VEJA COMO ABRILHANTAR UMA CONVERSA

 

Deixe uma boa primeira impressão. Não se esforce demasiado, contudo. Seja natural nas abordagens. Sorria às pessoas que lhe parecem amigáveis e junte-se a grupos divertidos, perguntando mesmo ‘Posso juntar-me a vocês?’.

 

Mantenha um discurso positivo. É uma festa e a maioria das pessoas quer descontrair, por isso mantenha a conversa leve, divertida e positiva, falando de temas agradáveis como férias, cinema e artes ou até comida. Não fale de política, dinheiro, doenças, sexo ou outros temas controversos. E nunca, mesmo nunca, fale dos colegas de trabalho ou do ambiente na empresa.

 

Faça-se notar! Esta pode ser a única oportunidade no ano para ver o presidente ou CEO da sua empresa, assim como outros quadros superiores. Pode apresentar-se e falar um pouco da empresa mas mantenha a conversa curta. Estas pessoas vão ser abordadas por dezenas de pessoas durante a noite, por isso não lhes retire demasiado tempo. Mas deixe boa impressão neste contacto. Não cometa o erro de ‘gabar’ o seu trabalho.

 

Esteja presente. Principalmente se festa inclui um jantar sentado, evite ter o telemóvel em cima da mesa, atender ou fazer chamadas e mesmo enviar mensagens. Pode passar a imagem de que está presente apenas por obrigação. Usufrua da noite.

 

Indumentária apropriada. Ainda que seja uma festa, continua a exigir um código vestimentar de trabalho. Se tem dúvidas quanto ao dress code, pergunte à pessoa indicada.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Ainda falta muito para chegar? 49 minutos até as crianças se aborrecerem nas viagens longas

Próximo artigo

Hipertensão Pulmonar: quando o cansaço pode ser mais do que isso