Home»FOTOS»Estudo identifica as comidas mais viciantes: conheça o top 10

Estudo identifica as comidas mais viciantes: conheça o top 10

Pizza, chocolate e batatas fritas lideram o top dos alimentos mais viciantes, que levam a alguns comportamentos impulsivos semelhantes aos provocados por algumas drogas. Conheça o ranking realizado pela Universidade de Michigan, EUA.

Pinterest Google+

Partindo da premissa de que as comidas altamente processadas atuam no organismo como algumas drogas, um estudo realizado pela Universidade de Michigan, EUA, quis saber quais os alimentos que causam maior dependência e comportamentos impulsivos.

 

Ao todo, 504 pessoas participaram no estudo, para avaliar quais as comidas, de entre uma lista de 35, associavam a comportamentos viciantes, mediante uma escala fornecida. O estudo também teve em consideração a composição dos alimentos, para verificar essa correlação.

 

 

VEJA TAMBÉM: COME SEM PENSAR? VEJA COMO DEIXAR DE COMER ‘INCONSCIENTEMENTE’

 

E a conclusão preliminar foi a de que nem todas as comidas estão igualmente implicadas em comportamentos de adição a alimentos, e que as comidas altamente processadas partilham algumas características com drogas, tais como a toma de uma dose elevada e a sua rápida absorção pelo organismo. Esta característica de rapidez está, segundo o estudo, particularmente associada a comportamentos de adição a comida.

 

O estudo, pulicado no jornal ‘Plos One’, refere que as substâncias aditivas raramente se encontram no seu estado natural e dá o exemplo das uvas, que não alteram comportamntos quando consumidas naturalmente, mas tornam-se aditivas quando processadas em vinho. O mesmo se passa com as papoilas quando são processadas em ópio.

 

VEJA TAMBÉM: RANKING: OS ALIMENTOS MAIS DELICIOSOS DO MUNDO

 

«Um processo semelhante pode acontecer na nossa cadeia alimentar. Há alimentos que contêm naturalmente açúcar (ex: fruta) e outros que contêm naturalmente gordura (ex: nozes). Mas raramente ambos, açúcar e gordura, se encontram em simultâneo no mesmo alimento, no seu estado natural. Mas muitos alimentos processados têm elevadas quantidades de ambos, tais como os bolos, o chocolate ou as pizas», refere o estudo.

 

Estes alimentos, por terem muito açúcar e gordura, são altamente reconfortantes e desencadeiam comportamentos de adição e impulsividade. Conheça o ranking com o top 10 na galeria acima.

 

 

Artigo anterior

Feng Shui: 13 ideias para criar uma atmosfera de festa em casa

Próximo artigo

Jovens e mulheres apresentam níveis mais elevados de sonolência