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Estudo: dietas mais saudáveis são também melhores para o ambiente

Um estudo realizado nos EUA quis perceber a relação entre a dieta diária e a pegada de carbono deixada no planeta e a relação é duplamente ganhadora: se mudarmos para uma dieta mais saudável ajudamos também o ambiente.

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Um novo estudo realizado nos Estados Unidos da América quis examinar a pegada de carbono deixada pela alimentação de um dia de mais de 16000 americanos e concluiu que as dietas mais saudáveis são também as mais amigas do ambiente.

 

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Tulane, é o primeiro a comparar o impacto climático e o valor nutricional de dietas usando dados do mundo real sobre o que os americanos dizem que comem. «Esperamos que estas descobertas ajudem o público e os formuladores de políticas a reconhecerem que melhorar a qualidade da dieta também pode ajudar o meio ambiente», disse o coautor do estudo, Martin Heller, do Centro de Sistemas Sustentáveis ​​da Escola de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Michigan.

 

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Como a produção de alimentos é um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas, os pesquisadores procuraram aprender mais sobre os impactos das escolhas alimentares diárias dos americanos. Eles construíram um extenso banco de dados das emissões de gases de efeito estufa relacionados com a produção de alimentos e vincularam-no a uma pesquisa que perguntou às pessoas o que elas comeram durante um período de 24 horas.

 

Os pesquisadores classificaram as dietas pela quantidade de gases de efeito estufa por 1.000 calorias consumidas e dividiram-nas em cinco grupos iguais. De seguida, avaliaram o valor nutricional dos alimentos consumidos em cada dieta usando o Índice de Alimentação Saudável dos EUA e compararam os grupos de menor e maior impacto sobre essa e outras medidas.

 

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Os americanos no grupo de pegada de carbono mais baixo fizeram uma dieta mais saudável, conforme medido por este índice. No entanto, essas dietas também continham mais alguns itens de baixa emissão que não são saudáveis, ou seja, açúcares adicionados e grãos refinados. Eles também tinham quantidades menores de nutrientes importantes – como ferro, cálcio e vitamina D – provavelmente por causa da menor ingestão de carne e laticínios.

 

No geral, as dietas no grupo de menor impacto foram mais saudáveis, mas não em todas as medidas. Os investigadores dizem que isso ocorre porque as dietas são complexas, com muitos ingredientes que influenciam a qualidade nutricional e os impactos ambientais. «As pessoas cujas dietas tinham menor pegada de carbono consumiram menos carne vermelha e laticínios – que contribuem para uma maior parcela das emissões de gases do efeito estufa e têm alto teor de gordura saturada – e consomem alimentos mais saudáveis, como frango, grãos integrais e proteínas vegetais», disse o principal autor do estudo, Diego Rose, professor de nutrição e segurança alimentar na Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane.

 

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As dietas no grupo de maior impacto foram responsáveis ​​por cinco vezes mais emissões do que as dietas do grupo de menor impacto. As dietas de maior impacto tiveram maiores quantidades de carne (carne bovina, carne de porco, vitela e caça), laticínios e gorduras sólidas por 1.000 calorias do que as dietas de baixo impacto.

 

No geral, as dietas de alto impacto foram mais concentradas em proteínas totais e alimentos de proteína animal. «A boa notícia aqui é que existem soluções win-win com as dietas que são mais saudáveis ​​para as pessoas e para o planeta», disse Heller. «Grandes reduções nas emissões relacionadas com alimentos não exigem a eliminação total de alimentos: mudanças moderadas da carne vermelha e do feijão, ovos ou frango podem levar a melhorias significativas na saúde e na pegada de carbono da nossa dieta», conclui o investigador

 

Algumas dietas antigas, como a mediterrânica, a dieta baixa em hidratos de carbono, entre outras, continuam a mostrar resultados e a reunir seguidores. Na galeria acima, veja o que estes regimes alimentares têm em comum.

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