Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Estudo de Harvard mostra a importância de reduzir o consumo de gordura saturada

Estudo de Harvard mostra a importância de reduzir o consumo de gordura saturada

Pinterest Google+
PUB

A prestigiada Universidade de Harvard publicou um estudo em que mostra a importância da redução do consumo de gordura saturada e a sua substituição por gordura insaturada, especialmente pela gordura polinsaturada, porque conseguiu-se estabelecer que esta simples substituição reduz do risco desenvolver doença coronária.

 

Este estudo distingue-se pela credibilidade dos seus autores e também pelo facto de a amostra ser muito alargada, baseada em cerca de 120.000 indivíduos. Sem dúvida, que este número de participantes ajuda a fortalecer os resultados face a outros estudos que têm amostras mais pequenas.

 

Os pacientes desta investigação foram seguidos durante cerca de 24 a 30 anos e conseguiu-se demonstrar que pequenas alterações na nossa alimentação podem ter grande impacto na nossa saúde.

 

Ao lodo do tempo, houve uma substituição da gordura saturada pela gordura monoinsaturada, polinsaturada e por hidratos de carbono. Verificou-se que a redução do risco de desenvolver doenças do foro cardiovascular era maior em cerca de 25% quando a substituição era feita especialmente por gordura polinsaturada, rica em ómega 3 e 6.

 

Segundo alguns dados em Portugal, o consumo de gordura saturada é elevado. A gordura saturada encontra-se especialmente nos alimentos de origem animal, banha, na gordura do leite e seus derivados, como o queijo, as natas, a manteiga. Encontra-se também nas carnes gordas, produtos de charcutaria, alimentos pré-confecionados, e em algumas bolachas.

Artigo anterior

Dá para arranjar um ‘espaço’ para os solteiros?

Próximo artigo

Está grávida e não sabe o que vestir? Nós ajudamos.