Home»FOTOS»Estreia mundial de fotografias inéditas mostram Marilyn Monroe como nunca a viu

Estreia mundial de fotografias inéditas mostram Marilyn Monroe como nunca a viu

O CascaiShopping e o AlgarveShopping vão promover uma exposição inédita onde poderá descobrir aquela que continua a ser a mulher mais sexy de todos os tempos, mas de forma como nunca a viu. “Marilyn unseen by Milton H. Greene” vai estar patente de 25 de outubro a 26 de novembro.

Pinterest Google+

O CascaiShopping e o AlgarveShopping acolhem a estreia mundial da exposição “Marilyn unseen by Milton H. Greene”- A atriz e modelo como nunca a viu, que traz a Portugal as fotografias nunca antes vistas de uma das mais icónicas atrizes e modelos norte-americana. Veja algumas imagens na galeria acima.

 

Marilyn Monroe, que se destacou tanto no cinema como na moda, é a protagonista da exposição que, a partir do dia 25 de outubro, vai mostrar fotografias originais numa atmosfera de amizade e confiança com o fotógrafo Milton H. Greene. Trata-se de uma exposição que vai revelar pela primeira vez, a Portugal e ao mundo, algumas das fotografias mais emblemáticas de Milton H. Greene, fotógrafo americano de moda e de celebridades, falecido em 1985, sendo o seu trabalho mais conhecido as fotografias de Marilyn Monroe.

 

Milton H. Greene fotografou pela primeira vez Marilyn Monroe em 1953 e após várias sessões fotográficas tornaram-se amigos, sendo este um confidente da atriz e modelo norte-americana. Da relação de amizade e profissional que mantinham o fotógrafo incentivou Marilyn a adotar novas personagens criando as mais emblemáticas fotografias da artista.

 

Veja também: Eleven, almoço com arte

 

No CascaiShopping e no AlgarveShopping vão ser exibidos alguns dos retratos mais famosos como “A Ballerina Awaiting her Cue” (NY, 1954) “The Hooker Sitting” (LA, 1956), fotografias do casamento com Artur Miller, Marylin com o ator Marlon Brando e Sir Lawrence Olivier mas também fotografias inéditas, como algumas das sessões “Bed Sitting” (outubro 1953), “Peasant” (maio 1954) e “Laurel Canyon” (maio 1954) que vão ser apresentadas ao público pela primeira vez nestes dois espaços.

 

A exposição “Marilyn unseen by Milton H. Greene”- A atriz e modelo como nunca a viu reúne 63 fotografias originais, com a curadoria de Cristina Albornoz, selecionadas no Arquivo da Coleção Milton H. Greene, e em parceria com a Iconic Images, fundado pelo filho do fotógrafo Joshua Greene, assim como algumas entrevistas em formato vídeo sobre o seu trabalho.

 

Joana Moura e Castro, diretora de Marketing da Sonae Sierra, afirma que «nos últimos anos procurámos introduzir um elemento diferenciador neste projeto de moda, que trouxesse algo inovador aos nossos clientes e visitantes, e por isso introduzimos uma iniciativa cultural que nos permite fazer uma combinação perfeita entre a Arte, enquanto manifestação cultural e criativa, e a Moda que caracteriza os dois centros comerciais. É uma grande honra para o CascaiShopping e para o AlgarveShopping poderem apresentar, pela primeira vez, a nível internacional, este conjunto de fotografias de um dos maiores ícones da moda e do cinema».

 

Veja também: Pine Cliffs, luxo e natureza numa experiência de bem-estar

 

Milton H. Greene (1922 – 1985) criou um vasto trabalho fotográfico composto por retratos de artistas, músicos e celebridades e com apenas 23 anos era referido como o “Color Photography’s Wonder Boy”. Deixando a sua marca como um dos fotógrafos mais célebres do mundo da fotografia, o seu estilo de fotografar marcou a passagem de uma era que destacou o melhor de Hollywood e do mundo da Moda. Milton fotografou inúmeras celebridades (Marlene Dietrich, Sophia Loren, Frank Sinatra, entre muitos outros), mas o seu trabalho mais notável é com Marilyn Monroe que retrata a sua beleza, talento, espírito e humor, graças em grande parte à cumplicidade que mantinham.

 

A Exposição vai estar patente até 26 de novembro. Com entrada gratuita poderá ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 23h00 no CascaiShopping e AlgarveShopping.

 

Artigo anterior

Exposição de arte contemporânea assinala 15º aniversário da Operação Nariz Vermelho

Próximo artigo

Está numa relação sem futuro?