Home»FOTOS»Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade

Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade

Alimentos naturalmente ricos em magnésio, ómega-3, zinco e antioxidantes podem ajudar uma pessoa a sentir-se mais calma. Conheça os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade para que viva os seus dias com mais tranquilidade.

Pinterest Google+
PUB

A alimentação representa um papel importante no controlo da ansiedade, revela a psiquiatra Uma Naidoo num artigo publicado na ‘Harvard Health Publications’. A ansiedade e a depressão andam, muitas vezes, de mão dadas, e cerca de metade das pessoas com depressão também experimentam episódios de ansiedade. Algumas terapias específicas e medicamentos podem ajudar a aliviar a carga de ansiedade, mas apenas cerca de um terço das pessoas que sofre desta condição procura tratamento.

 

Para além das diretrizes saudáveis como, por exemplo, fazer uma dieta equilibrada, beber bastante água para se ficar hidratado e limitar ou evitar o consumo de álcool e cafeína, existem muitas outras considerações dietéticas que podem ajudar a aliviar a ansiedade. Por exemplo, os hidratos de carbono complexos são metabolizados mais lentamente e, portanto, ajudam a manter um nível de açúcar no sangue mais equilibrado.

 

VEJA TAMBÉM: O STRESS E A ANSIEDADE FAZEM COMER MAIS

 

Segundo Naidoo, uma dieta rica em cereais integrais, legumes e frutas é uma opção mais saudável do que comer uma grande quantidade de hidratos de carbono simples que se encontram nos alimentos processados. É também importante que não se pule refeições, pois pode resultar numa descida drástica de açúcar no sangue e consequentemente agravar a ansiedade subjacente.

 

O eixo intenstino-cérebro é também muito importante, uma vez que grande percentagem (cerca de 95%) dos recetores de serotonina são encontrados no revestimento do intestino. Atualmente, investiga-se o potencial de probióticos para o tratamento da ansiedade e da depressão.

 

Pensa-se que a ansiedade está correlacionada com um estado antioxidante total reduzido. É lógico, portanto, que o reforço da dieta com alimentos ricos em antioxidantes possam ajudar a aliviar os sintomas de transtornos de ansiedade. Veja agora na galeria os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade, segundo a psiquiatra.

 

Artigo anterior

Fortaleça a memória: pequenos hábitos diários

Próximo artigo

Brigadeiro Gourmet LX chega a Portugal pela mão de Roberta Medina