Home»FOTOS»Estilista francesa cria primeira coleção de moda do mundo num smartphone

Estilista francesa cria primeira coleção de moda do mundo num smartphone

A premiada estilista Aurélie Fontan utilizou o novo Samsung Galaxy Note9 para criar uma coleção cápsula completa. As peças peças foram criadas com recurso a tecnologia de ponta, incluindo impressão 3D, robots e protótipos de esboços controlados através do equipamento. A coleção Mobile Couture é apresentada no dia 18 de outubro em Paris.

Pinterest Google+

Aurélie Fontan, uma jovem designer de moda premiada, conquistou um marco no mundo da moda ao criar a primeira coleção cápsula de alta-costura do mundo desenhada e produzida através de um smartphone. Aurélie juntou-se à Samsung para utilizar o Galaxy Note9 nas sete principais etapas de criação e produção da primeira coleção de ‘Mobile Couture’ do mundo. Veja imagens na galeria acima.

 

O dispositivo foi utilizado para criar os esboços, comunicar via wireless com novas ferramentas de produção, imprimir em 3D os acessórios de fixação e pintar remotamente os padrões dos tecidos desta coleção peculiar. Permitiu ainda à Aurélie acelerar todo o processo de prototipagem e desenvolvimento através da sincronização de apps com fornecedores, bem como através da capacidade de conexão com os mesmos, ou alterar as suas criações onde quer que esteja, revela em comunicado a Samsung.

 

VEJA TAMBÉM: PÉS COM GLAMOUR? NESTE INVERNO CALCE NACIONAL

 

As peças finais foram feitas com uma combinação de peles recicladas e acessórios de fixação de plástico 3D biodegradáveis, tendo o processo inteiro de criação durado seis semanas.

 

A tecnologia ofereceu à estilita precisão e controlo durante a criação dos esboços, enquanto que as capacidades de processamento e armazenamento do dispositivo permitiram conectar-se diretamente com ferramentas tecnológicas inovadoras para acelerar, editar e inovar nas fases de desenvolvimento e produção final – tudo através de um equipamento que cabe num bolso. A título de exemplo, o Note9 acelerou o processo de prototipagem em aproximadamente 40% e a coleção foi criada em oito dias, em vez dos habituais 14 dias.

 

A câmara e a S Pen foram utilizadas para procurar, anotar e manter a inspiração do sketchbook digital da Aurélie. A estilista pode aceder e trabalhar no seu sketchbook em movimento, onde quer que a inspiração surgisse.

 

VEJA TAMBÉM: BOHO FOLK: OUTONAL RIMA COM NATURAL, CERTO?

 

Já as formas das peças, os padrões do tecido e os acessórios de fixação foram desenhados com a S Pen, tal como um lápis numa folha de papel, no ecrã de 6,4”. Os desenhos dos complexos sistemas de fecho das peças foram recriados numa app chamada OnShape que cria desenhos digitais que podem ser impressos em 3D. Estes ficheiros foram enviados diretamente do telemóvel para a impressora Ultimaker 3D. Por norma, um computador seria necessário nesta fase.

 

Depois, o processo de impressão 3D foi monitorizado em tempo real através do dispositivo, permitindo a Aurélie editar o desenho quando necessário. Os padrões dos tecidos foram enviados via wireless para uma Joto X – um dispositivo robótico de desenho digital altamente avançado que transferiu os padrões para a pele das peças.

 

VEJA TAMBÉM: RENTRÉE: OS 10 ITENS ESSENCIAIS

 

Os acessórios de fixação impressos em 3D foram utilizados para unir as peças e criar os looks finais. Em seguida, a Aurélie criou o seu look book digital utilizando a S Pen atraves de Bluetooth para tirar fotografias sem tocar no smartphone, deixando-a livre para fazer os ajustes finais e obter as fotografias perfeitas.

 

Sobre esta experiência, a estilista comenta: «Como uma pessoa cuja criatividade é orientada pelo potencial da tecnologia e ciência, foi uma experiência muito interessante descobrir que havia uma smartphone que tinha as capacidades de controlar todo o processo de produção de uma coleção. As minhas ideias eram ambiciosas e visavam desafiar os processos tradicionais, por isso, enquanto jovem estilista, foi libertador vê-las ganhar vida com um dispositivo que esteve sempre na minha mão».

 

.

 

Artigo anterior

Para visitar: Os cabos mais magníficos de Portugal

Próximo artigo

O ginecologista explica: Conselhos práticos sobre higiene genital feminina