Home»FOTOS»Estes alimentos drenam a sua energia

Estes alimentos drenam a sua energia

Os níveis de energia oscilam durante o dia e dependem de fatores como o stress, sono, atividade física e alimentação. Assim, tal como há alimentos que adicionam uma grande dose de energia, também há outros que fazem exatamente o contrário, deixam as pessoas com pouca vontade de se mexerem. Esta lista preparada pelos nutricionistas da plataforma ‘Authorithy Nutrition’ mostra quais são os alimentos que têm o poder de lhe sugar energia.

Pinterest Google+

Pão branco, massa e arroz – Os cereais são ricos em hidratos de carbono, que fornecem ao corpo uma boa fonte de energia. No entanto, os processados podem realmente causar mais danos do que benefícios quando se trata dos seus níveis de energia. Isso é em parte porque a camada externa do grão, conhecida como farelo, é removida durante o processamento. Por isso, os grãos processados possuem níveis mais baixos de fibras e tendem a ser digeridos e absorvidos mais rapidamente do que os integrais. Por esta razão, uma refeição ou lanche rica em cereais processados geralmente cria um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue e insulina, seguido de uma queda na energia. Em contraste, os cereais integrais ajudam a manter a energia constante ao longo do dia.

 

Cereais de pequeno-almoço, iogurtes e outros alimentos com açúcares adicionados – Muitas pessoas consideram os cereais uma parte importante de uma rotina saudável e energizante. Porém, se tiverem pouca fibra e quantidades significativas de açúcares adicionados, esta combinação pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, levando a um aumento de energia, seguido de uma queda. Além disso, algumas pesquisas sugerem que comer alimentos ricos em açúcares pode aumentar a probabilidade de desejo de outros alimentos açucarados, potencialmente criando um ciclo de drenagem de energia.

 

VEJA TAMBÉM: PRATOS DE NATAL: ROTEIRO GASTRONÓMICO POR PORTUGAL

 

Álcool – Consumir muito álcool, especialmente antes de dormir, pode reduzir a qualidade e a duração do seu sono, fazendo com que se sinta mais cansado no dia seguinte. Assim, embora o álcool possa ajudar a que se sinta mais relaxado ou a adormecer com mais facilidade, dependendo da quantidade que consuma, pode realmente drenar a sua energia, fazendo com que acorde na manhã seguinte com cansaço.

 

Café – Quando consumido com moderação, o café pode aumentar os níveis de energia e fornecer uma série de benefícios adicionais. Contudo, confiar regularmente no café para aumentar os seus níveis de energia, em vez de na boa nutrição e sono adequados, pode causar o efeito contrário a longo prazo. Beber café regularmente fará com que o seu corpo crie uma tolerância, o que reduzirá o poder dos seus efeitos. Muita cafeína também pode afetar negativamente a qualidade do seu sono.

 

VEJA TAMBÉM: DIETAS BAIXAS EM HIDRATOS DE CARBONO FAZEM QUEIMAR MAIS CALORIAS

 

Bebidas energéticas – Parece um contrassenso, mas não é. Não há como negar que as bebidas energéticas podem proporcionar-lhe um impulso de energia a curto prazo. No entanto, os pesquisadores atribuem este feito sobre tudo ás grandes quantidades de açúcar e cafeina adicionados. Muitas bebidas energéticas contêm quantidades ridiculamente altas – às vezes até 10 colheres de chá (52 gramas) por recipiente. Como mencionado anteriormente, o consumo de grandes quantidades de açúcares pode fazer com que a sua energia aumente e, de seguida, caia bruscamente, fazendo com que você se sinta mais cansado do que antes.  No caso da cafeína, os que consomem regularmente bebidas energéticas precisam de consumir quantidades cada vez maiores para experimentar os mesmos efeitos.

 

Fritos e fast food – Estes alimentos são geralmente baixos em nutrientes e fibras e têm alto teor de gordura. Também podem diminuir a velocidade da sua digestão, atrasando o fornecimento de nutrientes para darem energia.

 

Alimentos baixos em calorias –  Os alimentos de baixas calorias não são eficazes a aumentar os seus níveis de energia. Eles também podem fazer com que consuma menos calorias por dia do que as que precisa, perturbando o seu equilíbrio hormonal e o metabolismo.

 

Resumindo, comer e beber ajuda a dar-lhe energia. Mas o que come importa para esses níveis estarem em ordem. Não abuse dos alimentos falados e faça uma dieta saudável.

Artigo anterior

10 hábitos dos casais felizes segundo uma especialista em relações

Próximo artigo

Luis de Matos apresenta ‘Impossível ao Vivo’ em Lisboa