Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Estação em que se nasce influencia humor na idade adulta

Estação em que se nasce influencia humor na idade adulta

Um estudo revelou que os bebés que nascem no verão têm mais probabilidades de vir a sofrer de alterações de humor na sua vida adulta

Pinterest Google+

Um grupo de cientistas de Budapeste reuniu uma amostra de 400 indivíduos para estudar a influência da estação do ano em que nascemos nas alterações de humor ao longo da vida. O estudo revela que as pessoas que nasceram em determinada altura do ano têm maiores probabilidades de desenvolver um certo tipo de temperamento que pode levar a desordens de humor. Em resumo, os cientistas explicam que os bebés que nascem no verão poderão ter mais alterações de humor na vida adulta e mais facilmente tornarem-se adultos irritáveis do que os bebés que nascem no inverno.

Assim, o estudo revela que o número de pessoas com um temperamento cíclico, caracterizado por mudanças rápidas e frequentes entre um estado de felicidade e tristeza, é significativamente mais alto entre aqueles que nasceram no verão. Ainda, os que nasceram na primavera e verão, têm tendência a ser excessivamente positivos.

O estudo revelou ainda que, por outro lado, as pessoas que nasceram no outono têm menos tendência a serem depressivos, enquanto as que nasceram no inverno têm menos tendência para serem irritáveis.

Xenia Gonda, a investigadora principal, explica: “Estudos de bioquímica mostraram que as estações influenciam certos neurotransmissores, tais como a dopamina e a seratonina, que controlam o humor, e esta influência é detetável ainda na vida adulta. Isto leva-nos a crer que a estação do nascimento pode ter um efeito prolongado.”

No entanto, a investigação teria de ser aprofundada para se descobrir o porquê desta ligação: “Ainda não conseguimos explicar os mecanismos envolvidos. Estamos neste momento à procura de marcadores genéticos que relacionem os dois factos.”

O estudo foi apresentado no evento European College of Neuropsychopharmacology (ECNP), que decorreu este fim de semana em Berlim, na Alemanha. O professor Eduard Vieta, do ECNP, parabenizou a investigação: “Apesar da genética e fatores ambientais estarem relacionados com o temperamento de cada um, agora sabemos que a estação do nascimento também tem influência.”

Artigo do parceiro:
Mood

Artigo anterior

Como fazer uma mala de viagem

Próximo artigo

A alimentação na escola e a dose extra de preocupação