Home»VIDA»CARREIRA»Está a pensar mudar de carreira?

Está a pensar mudar de carreira?

Se está a pensar mudar de carreira, certifique-se de que está a ponderar todos os fatores necessários para tomar a melhor decisão. Nós apontamos o que deve ter em conta.

Pinterest Google+

O que quer?: Se está infeliz no trabalho que tem, deve certificar-se de que está a mudar para melhor. Ou seja, faça uma avaliação dos seus valores, objetivos, características de personalidade. E, a partir daí, pode pensar em opções que correspondem. Os seus valores devem estar alinhados com os da empresa onde trabalha, de forma a sentir-se parte do projeto. Por exemplo, se é vegetariana convicta não faz sentido trabalhar numa rede de supermercados onde existe carne à venda. Mais tarde é provável que acabe por se sentir fora de contexto.

 

Analise o seu perfil: Quando quer mudar de carreira, é tão importante pensar no que quer fazer como no que pode fazer. Ou seja, não adianta desejar um cargo para o qual não tem o perfil certo. Assim, procure saber exatamente que qualificações e características são necessárias para cada cargo, antes de tentar a sua sorte.

 

Destaque as suas qualidades: Cada pessoa tem um conjunto de qualidades que a torna única. Ou seja, há um trabalho ideal para cada pessoa, só tem de perceber qual é o seu. Para uma mudança de carreira bem sucedida, tem de organizar os seus pontos fortes.

 

VEJA TAMBÉM: SEIS PASSOS PARA TRABALHAR NO EXTERIOR

 

Analise a correspondência: Se pensa que encontrou uma correspondência entre o seu perfil e um trabalho, está na altura de a analisar ponto por ponto. Não só no que diz respeito ao seu perfil e às exigências do novo trabalho mas também questões práticas como salário expectável, ascensão na carreira, etc.

 

Liste as empresas: De acordo com a carreira desejável, faça uma lista de empresas onde poderia trabalhar. Perca algum tempo nesta fase. Leia informação sobre as empresas nas suas páginas de internet e procure informação adicional nos motores de busca, sobre a situação financeira da empresa, por exemplo. Ainda, procure nas páginas se há vagas disponíveis.

 

Estabeleça contactos: Nesta fase é importante falar com quem sabe. Descubra se tem família ou amigos que trabalham na mesma área ou empresa ou se consegue estabelecer contactos até chegar a alguém. É importante nesta fase ouvir falar, na primeira pessoa, sobre o trabalho ou empresa onde ambiciona chegar. A partilha de ideias pode ser conclusiva. Vá a feiras ou eventos da área, onde pode também estabelecer contactos interessantes.

 

VEJA TAMBÉM: QUER APAIXONAR-SE PELO SEU EMPREGO?

 

É este o caminho para a felicidade?: Com toda a informação recolhida, é hora de reavaliar a sua decisão. Imagina-se naquele emprego, a desempenhar as tarefas que lhe serão atribuídas? Claro que a única forma eficaz de saber se vai gostar do novo trabalho é arriscar, mas tente que o risco seja reduzido. É ainda importante perceber se está disposto a recomeçar, pois uma mudança de área de trabalho ou mesmo de empresa implica um esforço adicional.

 

Timing perfeito: Antes de dar o primeiro passo, perceba se este é o momento favorável para a mudança. Certifique-se da situação atual da empresa onde está e da empresa para onde pensa mudar, assim como do plano a médio e longo prazo. Se está na calha uma promoção, talvez seja sensato esperar o novo desafio antes de tomar uma decisão.

 

Situação pessoal: É importante garantir que, no caso de haver uma mudança, a família e a sua vida pessoal não serão afetadas de forma negativa. Mais do que nunca, precisa de contar com o apoio e compreensão dos que lhe são próximos.

 

 

 

Artigo anterior

Mantenha a energia: Alimentos mais ricos em potássio do que a banana

Próximo artigo

Pico dos divórcios é em março e agosto