Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Essência do Vinho regressa ao Porto com 4 mil vinhos à prova

Essência do Vinho regressa ao Porto com 4 mil vinhos à prova

A 18ª edição vai reunir o mundo do vinho no Palácio da Bolsa, de 31 de março a 3 de abril. 4 mil vinhos, 400 produtores representados, 50 atividades paralelas, eleição do “TOP 10” e comitiva internacional convidada são alguns dos destaques.

Pinterest Google+
PUB

A Essência do Vinho – Porto está de regresso para concretizar a 18ª edição. O evento volta a reunir o mundo do vinho no Palácio da Bolsa, de 31 de março a 3 de abril, para ter em prova mais de 4 mil referências representadas por 400 produtores, nacionais e estrangeiros, a que se junta um intenso programa paralelo de atividades.

 

“A Essência do Vinho – Porto é um evento plural, que alia nomes icónicos e novos protagonistas. Nunca esquecemos os clássicos, mas também estamos atentos às novas tendências. Nesta edição, que assinala simbolicamente a maioridade, quisemos reforçar a diversidade do nosso país sem esquecer o resto do mundo, até porque a competitividade e a influência são globais. Daí voltarmos a trazer ao Porto uma comitiva internacional de especialistas de origens tão distintas quanto Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido ou Suíça. Neste regresso do evento, após a paragem forçada pela pandemia em 2021, foi particularmente desafiante preparar uma programação de alto nível, mas conseguimos fazê-lo. Acredito, por isso, que será uma grande edição”, antecipa Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência do Vinho.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE OS DIFERENTES VINHOS PEDEM DIFERENTES TIPOS DE TAÇAS?

 

Entre os destaques da programação está a competição “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a participação de um júri internacional. Uma pré-seleção do painel de provadores da Revista de Vinhos, baseada nos exemplares que obtiveram as mais elevadas pontuações no último ano, é sujeita ao crivo de especialistas convidados (líderes de opinião, críticos, jornalistas e sommeliers), que representam diferentes sensibilidades e mercados. Mas, há muito mais a conferir.

 

Do Alentejo, o Esporão fará uma prova de diferentes colheitas do Private Selection, branco e tinto. Do Dão, a Quinta dos Carvalhais mostra o comportamento de várias colheitas do monocasta Touriga Nacional. Nos Vinhos Verdes, outra prova comentada vai explorar a longevidade da casta Loureiro, a estrela do Vale do Lima, e da Bairrada chegarão diferentes exemplares da Quinta d´Aguieira. Não faltará também uma sessão com vinhos nacionais da década de 90.

 

vINHO

Provas com vinhos de Cabriz, Quinta da Pacheca, Quinta do Côtto, Vale Meão, Lavradores de Feitoria e Blackett complementam o cardápio, que também serve três sessões de harmonização, combinações entre vinho e gastronomia com chefes que lideram restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin.

 

No capítulo internacional, um dos sublinhados é a prova “La Bella Itália”, que reunirá alguns dos mais sonantes nomes da Toscana. De Champagne, a maison Henri Giraud mostrará os pergaminhos do “terroir” de Ay Champagne, sobretudo através da interpretação borbulhante da casta Pinot Noir. Na sessão “The Wine World” confrontam-se vinhos da velha Europa e de países tidos do Novo Mundo, etc.

 

Para lá da prova aberta com produtores, os visitantes do Essência do Vinho – Porto poderão inscrever-se num conjunto de ações que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho e harmonizações vinho/gastronomia. “Portos Tawny 10 Anos: a verdade que se impõe!”, “Boas Compras do TOP Revista de Vinhos”, “Rosés de piscina, rosés gastronómicos e vinhos palhete”, “O que são os Orange Wines” são apenas alguns dos temas das sempre didáticas “Conversas Sobre Vinho”.

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Calor vai matar mais em Portugal

Próximo artigo

Moda digital pode tornar a indústria mais sustentável