Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Essência do Vinho regressa ao Porto com 4 mil vinhos à prova

Essência do Vinho regressa ao Porto com 4 mil vinhos à prova

A 18ª edição vai reunir o mundo do vinho no Palácio da Bolsa, de 31 de março a 3 de abril. 4 mil vinhos, 400 produtores representados, 50 atividades paralelas, eleição do “TOP 10” e comitiva internacional convidada são alguns dos destaques.

Pinterest Google+
PUB

A Essência do Vinho – Porto está de regresso para concretizar a 18ª edição. O evento volta a reunir o mundo do vinho no Palácio da Bolsa, de 31 de março a 3 de abril, para ter em prova mais de 4 mil referências representadas por 400 produtores, nacionais e estrangeiros, a que se junta um intenso programa paralelo de atividades.

 

“A Essência do Vinho – Porto é um evento plural, que alia nomes icónicos e novos protagonistas. Nunca esquecemos os clássicos, mas também estamos atentos às novas tendências. Nesta edição, que assinala simbolicamente a maioridade, quisemos reforçar a diversidade do nosso país sem esquecer o resto do mundo, até porque a competitividade e a influência são globais. Daí voltarmos a trazer ao Porto uma comitiva internacional de especialistas de origens tão distintas quanto Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido ou Suíça. Neste regresso do evento, após a paragem forçada pela pandemia em 2021, foi particularmente desafiante preparar uma programação de alto nível, mas conseguimos fazê-lo. Acredito, por isso, que será uma grande edição”, antecipa Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência do Vinho.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE OS DIFERENTES VINHOS PEDEM DIFERENTES TIPOS DE TAÇAS?

 

Entre os destaques da programação está a competição “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a participação de um júri internacional. Uma pré-seleção do painel de provadores da Revista de Vinhos, baseada nos exemplares que obtiveram as mais elevadas pontuações no último ano, é sujeita ao crivo de especialistas convidados (líderes de opinião, críticos, jornalistas e sommeliers), que representam diferentes sensibilidades e mercados. Mas, há muito mais a conferir.

 

Do Alentejo, o Esporão fará uma prova de diferentes colheitas do Private Selection, branco e tinto. Do Dão, a Quinta dos Carvalhais mostra o comportamento de várias colheitas do monocasta Touriga Nacional. Nos Vinhos Verdes, outra prova comentada vai explorar a longevidade da casta Loureiro, a estrela do Vale do Lima, e da Bairrada chegarão diferentes exemplares da Quinta d´Aguieira. Não faltará também uma sessão com vinhos nacionais da década de 90.

 

vINHO

Provas com vinhos de Cabriz, Quinta da Pacheca, Quinta do Côtto, Vale Meão, Lavradores de Feitoria e Blackett complementam o cardápio, que também serve três sessões de harmonização, combinações entre vinho e gastronomia com chefes que lideram restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin.

 

No capítulo internacional, um dos sublinhados é a prova “La Bella Itália”, que reunirá alguns dos mais sonantes nomes da Toscana. De Champagne, a maison Henri Giraud mostrará os pergaminhos do “terroir” de Ay Champagne, sobretudo através da interpretação borbulhante da casta Pinot Noir. Na sessão “The Wine World” confrontam-se vinhos da velha Europa e de países tidos do Novo Mundo, etc.

 

Para lá da prova aberta com produtores, os visitantes do Essência do Vinho – Porto poderão inscrever-se num conjunto de ações que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho e harmonizações vinho/gastronomia. “Portos Tawny 10 Anos: a verdade que se impõe!”, “Boas Compras do TOP Revista de Vinhos”, “Rosés de piscina, rosés gastronómicos e vinhos palhete”, “O que são os Orange Wines” são apenas alguns dos temas das sempre didáticas “Conversas Sobre Vinho”.

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Pretende o efeito de um lifting facial sem cirurgia? Já é possível e em tempo de consulta

Próximo artigo

Estamos na primavera. Vamos plantar?