Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Especialista ensina a identificar características de liderança em crianças e jovens

Especialista ensina a identificar características de liderança em crianças e jovens

Com as aulas a chegarem num ápice, uma especialista em liderança e educação cívica, da Universidade de Baylor, EUA, explica como pais e professores podem identificar, incentivas e envolver crianças e jovens em processos de liderança.

Pinterest Google+

«Aquela criança é uma líder nata» é uma expressão que já terá ouvido ou até mesmo proferido. Mas será verdade? Estas capacidades manifestam-se desde cedo ou são aprendidas?  Já de seguida, Karon LeCompte, especialista em liderança e educação cívica, da Universidade de Baylor, EUA, explica como os pais e educadores poderão identificar potencial liderança nas crianças. Até porque eles serão os líderes de amanhã e «é nossa responsabilidade dar-lhes o que de melhor temos: a nossa atenção e confiança na sua capacidade para liderar», começa por dizer a especialista.

 

Existem crianças que são naturalmente líderes?

A liderança é uma busca ao longo da vida. Certamente, pode-se argumentar que as pessoas nascem com características que os levam a posições de liderança. Na realidade, os líderes estudantis estão a aprimorar as suas habilidades de liderança e influenciam outros ao participarem ativamente em vários projetos comunitários que melhoram a qualidade de vida de grupos de pessoas.

 

Veja também: Sabe quanto deve pesar uma mochila escolar?

 

Em que idade as características de liderança tipicamente emergem?

A liderança muda ao longo do tempo dependendo das experiências de vida. Portanto, não existe uma idade em que as características de liderança aparecem. Tornar-se um líder é um processo de desenvolvimento que exige que as pessoas criem e interpretem as suas experiências de vida. Este processo implica que os jovens que desenvolvem potencial de liderança são aqueles que integram conhecimentos e habilidades anteriores em novas formas de entender o mundo (e as pessoas) ao seu redor. O desenvolvimento da liderança é individual. Depende da personalidade, do estágio da vida, da dinâmica familiar e das experiências educacionais.

 

Quando e como é que os pais e os professores geralmente veem essas características emergirem?

As teorias de desenvolvimento infantil dão indicadores para pais e educadores verem o potencial de desenvolvimento de liderança nos estudantes. A pesquisa mostra que existem três habilidades de aprendizagem que se traduzem em habilidades para o desenvolvimento de líderes: capacidade multitarefa, coordenação de diferentes sentidos e desenvolvimento de competências.

 

Veja também: Prepare o seu filho para não se perder

 

Pode explicar melhor como a capacidade multitarefa pode ser indicador de liderança nos estudantes?

Os líderes devem pensar simultaneamente sobre o alcance da meta e a questão que estão a tentar resolver e refletem sobre as pessoas envolvidas. Eles equilibram a tarefa que precisa de ser concluída dentro de um período de tempo. Os líderes estudantis pensam sobre a visão do grupo enquanto se concentram em tarefas imediatas.

 

O que significa ‘coordenar diferentes sentidos’ e como isso se manifesta?

Os líderes em desenvolvimento observam as dinâmicas das pessoas à sua volta. Eles têm um senso agudo de quem é positivo e de quem é negativo numa determinada situação. Eles também processam maneiras de compreender perspetivas e encontrar os meios para se ligarem positivamente a todos do grupo.

Artigo anterior

Estudo global conclui que sexo e tecnologia fazem um par picante

Próximo artigo

Da cor do mar