Home»FOTOS»Escolher a sobremesa primeiro pode levar a refeições mais saudáveis

Escolher a sobremesa primeiro pode levar a refeições mais saudáveis

A descoberta pode levar a alterações nas linhas de serviços dos refeitórios, já que quem escolhe uma sobremesa altamente calórica tenta compensar com uma refeição mais leve e saudável. Já o contrário não tem o mesmo efeito, revela um novo estudo.

Pinterest Google+

Escolher uma sobremesa altamente calórica pode levar a refeições mais saudáveis. Pode parecer um contrassenso, mas não é. A revelação da Associação Americana de Psicologia resulta das conclusões de um novo estudo realizado na Universidade do Arizona, que diz que quem escolhe a sobremesa primeiro tenta compensar o excesso calórico optando por uma refeição mais leve e saudável.

 

A experiência foi levada a cabo em cantinas de universidades. Os pesquisadores colocaram uma sobremesa saudável e outra menos saudável (fruta fresca vs. cheesecake de limão) no início ou no final da linha. Quando os utilizadores da cantina escolhiam o cheesecake primeiro, depois escolhiam pratos principais com baixo teor calórico e, em última análise, consumiam menos calorias do que aqueles que preferiam a fruta fresca primeiro. Estes efeitos não foram encontrados quando a sobremesa foi colocada no final da linha de alimentos.

 

VEJA TAMBÉM: FONTE DA JUVENTUDE: CORTAR EM 15% DAS CALORIAS ATRASA ENVELHECIMENTO

 

«Acreditamos que as pessoas que escolheram a sobremesa calorica primeiro escolheram pratos principais mais saudáveis ​​para compensar a sobremesa altamente calórica», disse Martin Reimann, PhD, professor assistente de marketing da Universidade do Arizona e um dos principais autores do estudo. «Os clientes que escolheram a sobremesa mais saudável podem ter pensado que já tinham feito uma boa ação, de modo que mereciam comida de alto teor calórico na refeição», remata.

 

A primeira experiência foi realizada no refeitório da Escola de Negócios EGADE, em Monterrey, México.  Na cantina, o autor do estudo, David Flores, e um assistente de pesquisa entrevistaram 134 pessoas sobre alimentação saudável depois que passaram pela fila do refeitório. Durante quatro dias, cheesecake de limão ou frutas frescas foram colocadas em primeiro lugar ou no final da linha. Havia também pratos principais e secundários saudáveis ​​e menos saudáveis. As escolhas alimentares foram gravadas sorrateiramente durante as entrevistas, e a quantidade de comida que sobrou também foi observada após as refeições para estimar o total de calorias consumidas. O refeitório tinha um menu de preço fixo, de modo que o preço das sobremesas não era um fator, de acordo com o estudo.

 

VEJA TAMBÉM: MAU HUMOR GERA APETITE POR COMIDAS GORDUROSAS

 

Os que escolheram a sobremesa calórica consumiram em média 30% menos calorias (incluindo a sobremesa) do que os que escolheram a sobremesa mais saudável primeiro. Os que escolheram o cheesecake primeiro também foram duas vezes mais propensos a pedir o prato principal mais leve do que os que escolheram o cheesecake no final da fila.

 

Os pesquisadores controlaram outras variáveis ​​que podem ter afetado os resultados, incluindo idade, sexo, índice de massa corporal, dieta, exercícios e opiniões sobre alimentação saudável. A única variável que teve efeitos significativos foi a idade, com a diferença de calorias consumidas aumentando com a idade. Como o corpo docente e outros funcionários também usavam o refeitório, a faixa etária dos participantes variava de 18 a 60 anos, com uma média de 32 anos.

 

VEJA TAMBÉM: OS MAIORES MITOS SOBRE GORDURA E COLESTEROL

 

Três experiências online adicionais que imitaram um site de entrega de alimentos tiveram descobertas semelhantes, exceto quando os participantes estavam distraídos. Nesse caso, os participantes que escolheram primeiro a sobremesa calórica eram mais propensos a fazer escolhas pouco saudáveis ​​escolhendo pratos principais e secundários altamente calóricos. Os pesquisadores concluem que restaurantes, cafeterias e sites de distribuição de alimentos podem incentivar a uma alimentação saudável através da forma de colocação de alimentos saudáveis ​​ou menos saudáveis disponíveis.

 

Mas, afinal, quem não gosta de uma bela sobremesa? Todos nós gostamos, mas não as podemos comer todos os dias. Escolhemos algumas das sobremesas mais consumidas nos restaurantes portugueses e explicamos quantas calorias têm. Conheça a tabela na galeria no início do artigo.

 

Artigo anterior

Dia dos Namorados: o presente ideal para cada signo

Próximo artigo

Luís Onofre: conheça a última coleção do agora eleito presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado