Home»GLAMOUR»BELEZA»Escolha vestidos portugueses para este verão

Escolha vestidos portugueses para este verão

Selecionámos os modelos de vestidos mais interessantes das coleções de doze conceituados designers e marcas de vestuário nacional para esta primavera verão 2020. Descubra as propostas dos criadores portugueses e perceba como estar na moda e ajudar o país nas estações mais quentes do ano.

Pinterest Google+

Descubra mais sobre os designers e marcas de vestuários e veja imagens de quatro vestidos de cada uma das suas novas coleções na galeria acima.

 

Alexandra Moura

Natural de Lisboa, Alexandra Moura forma-se no IADE, especializando-se em Projetos de Design de Moda. Desde abril de 2002, apresenta sazonalmente as suas coleções para homem e mulher em diferentes semanas de moda europeias e colabora frequentemente na criação de fardamentos e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança. Desenvolve ainda guarda-roupa para artistas como Joana Vasconcelos, a fadista Gisela João ou o DJ e produtor BRANKO.

 

Alves Gonçalves

Manuel Alves nasceu em Montalegre e José Manuel Gonçalves em Abrantes. A colaboração de ambos tem início em 1984, quando decidem em parceria inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para comercializarem as suas coleções masculina e feminina. Em 1985 apresentam-se no Palácio do Correio Velho e, desde então, têm vindo a mostrar regularmente as suas coleções. Foram convidados para ações de divulgação da moda portuguesa em Londres, Copenhaga e Washington. Conquistaram o Globo de Ouro “Personalidade de Moda” e desenharam uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado. A dupla já desenvolveu também uma linha de cerâmica e uma outra de joias e acessórios.

 

Concreto

A Concreto surgiu em 1990, a partir de uma das mais importantes fábricas de malhas do país, motivo pelo qual ainda hoje se distingue na área das malhas exteriores. Elaborada para um público alvo dos 25 aos 45 anos, a coleção assume-se como dinâmica e cosmopolita para homem e mulher. Distribuída pelo grupo Valerius Têxteis, a Concreto encontra-se presente em lojas multimarca por todo o país e deu início ao seu novo projeto de internacionalização.

 

VEJA TAMBÉM: CALCE NACIONAL: CONHEÇA AS COLEÇÕES PARA ESTA PRIMAVERA/VERÃO

 

Diogo Miranda

Diogo Miranda iniciou o seu percurso profissional, em 2007. Desde então, tem apresentado todas as suas coleções no Portugal Fashion.  Em 2015 estreou-se na Paris Fashion Week, onde atraiu a atenção da midia internacional nomeadamente o New York Times e Harper’s Bazaar. As suas peças, têm corrido o mundo, pelas suas marcantes campanhas, pela presença em editoriais de grande notoriedade e pelas figuras públicas que as fazem desfilar nomeadamente a modelo internacional Sara Sampaio, a it-girl brasileira Helena Bordon, a actriz indiana Sonam Kapoor, a blogger Carolina Engman, e a francesa it-girl Caroline D´Maigret. Foi-lhe atribuído em 2015 o prémio GQ MEN OF THE YEAR, pela conceituada revista masculina GQ. O designer tem participado em conceituados showrooms internacionais, designadamente em Paris, Londres, Berlim e Nova Iorque.

 

Inês Torcato

Natural do Porto, termina em 2014 a licenciatura em Design de Moda pela ESAD Matosinhos. A frequência anterior na E.S. Soares dos Reis e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto tem uma grande influência na linguagem estética e experimental do seu trabalho. Em 2013 vence o 2º prémio no concurso “Nespresso Designers Contest”. No ano seguinte vence o primeiro prémio do concurso “L’Aiguille D’Or” pelo Atelier des Createurs e, no mesmo ano, expõe a coleção no Espaço Bloom do Portugal Fashion. Em 2015 vence o prémio de “Melhor Coleção” atribuído pelo público, e o de “Melhor Par de Calçado Feminino” no concurso AcrobActic com a coleção “Ícaro” que é convidada, mais tarde, a expor na loja Anabela Baldaque em Lisboa. Em 2016 é uma das vencedoras do Concurso Bloom pelo Portugal Fashion, ficando classificada em 2º lugar e vence também o prémio Vogue atribuído pelo púbico no Porto Fashion Film Festival com o filme “Icarus”.

 

VEJA TAMBÉM: GIO RODRIGUES LANÇA COLEÇÃO DE MÁSCARAS A COMBINAR COM GRAVATAS

 

Katty Xiomara

Katty Xiomara deu o primeiro passo no Portugal Fashion em 1996 ainda como estudante de moda. E pouco depois tornou-se presença assídua nas edições nacionais. Participou também em algumas edições do Portugal Fashion Paris. Em 2005 iniciou a sua participação em feiras internacionais como a Bread & Butter, Berlim e Barcelona, e a Project, Las Vegas entre outras. Desde setembro de 2013 apresenta as suas coleções na Semana de Moda de Nova Iorque. Nos anos de 2013 e de 2014 foi nomeada para melhor designer de moda pelos Globos de Ouro. Em 2014 foi galardoada com o Silver Winner outorgado pela IDA “International Design Awards” e em 2015 repete este feito a dobrar. Para além de um novo Silver Winner foi-lhe atribuído uma Honorable Mention.

 

Luís Buchinho

Luís Buchinho frequentou o Citex, atualmente designado Modatex, tendo concluído o respetivo curso de design de moda em 1989. Curso esse onde hoje leciona. Foi um dos criadores que participou na 1ª edição do Portugal Fashion, em julho de 1995 e, a partir de então, as suas coleções têm sido regularmente apresentadas neste evento. De resto, com o apoio do Portugal Fashion, o criador já realizou desfiles em Nova Iorque, São Paulo e Paris. Na cidade luz, é presença assídua na semana de prêt-à-porter, desde 2009. Luís Buchinho já participou também em várias feiras internacionais, destacando-se a Bread and Butter, a Who’s Next e a Gallery 2020. Em 2007, abriu a sua primeira loja no Porto (Rua José Falcão). Em 2011, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Designer de Moda e, em 2012, foi galardoado pelos Fashion Awards Portugal, atribuídos pela Fashion TV, na categoria de Melhor Criador, prémio que já lhe havia sido atribuído em 2010.

 

Continua na próxima página…

Artigo anterior

Associação de calçado desafia: «Está na hora de comprar português»

Próximo artigo

O ritmo certo do coração e a nossa saúde