Erros comuns de quem tenta perder peso
Tentar perder peso e não obter resultados pode ser frustrante. Talvez esteja a impedir o seu progresso sem se aperceber. Reveja estas questões que podem estar a atrasar o alcance do seu objetivo.
Não se concentre tanto na balança. É muito comum sentir que não está a perder peso rápido o suficiente apesar de seguir à risca a sua dieta. São vários os fatores que podem afetar o peso que a balança revela, incluindo as flutuações de fluído, o ganho de massa muscular e o peso do alimento não digerido. Pode estar a perder gordura corporal sem perder um número ou dois na balança.
Para perder peso, é necessário criar um deficit calórico, isto é, precisa de queimar mais calorias do que ingere. Por outro lado, o consumo extremo de poucas calorias pode deixar a pessoa faminta, reduzir o seu metabolismo e a massa muscular.
Vários estudos mostram que levantar pesos é uma das estratégias mais eficazes para ganhar músculo e aumentar a taxa metabólica. Ao mesmo tempo melhora a composição total do corpo e aumenta a perda de gordura da barriga.
VEJA TAMBÉM: LEGUMES FRESCOS OU CONGELADOS: QUAL A MELHOR OPÇÃO?
Durante a perda de peso, é inevitável perder alguma massa muscular, assim como gordura corporal, embora a quantidade dependa de vários fatores. Se não praticar exercício enquanto faz uma restrição calórica na sua alimentação, é provável que perca mais massa muscular e experimente uma diminuição na taxa metabólica. O exercício ajuda a aumentar a perda de gordura e evita o abrandamento do metabolismo.
Alimentos com baixo teor de gordura ou ‘light’ são muitas vezes considerados como boas escolhas para perder peso, mas podem ter o efeito oposto. Muitos destes alimentos processados estão carregados de açúcar para melhorar o sabor.
Embora o exercício físico aumente a taxa metabólica, as calorias que perde durante a ação podem ser muito menos do que pensa. Não superestime as calorias perdidas com um treino.
É importante ingerir proteína. Esta pode reduzir o apetite, aumentar a sensação de saciedade, diminuir a ingestão de calorias, aumentar a taxa metabólica e proteger a massa muscular durante a perda de peso.
Dietas pobres em hidratos de carbono podem ser muito eficazes na perda de peso. Estudos mostram que tendem a reduzir o apetite, o que muitas vezes leva a uma redução espontânea da ingestão de calorias.
Uma dieta pobre em fibras pode comprometer os seus esforços para perder peso. A fibra viscosa, um tipo de fibra solúvel, pode ajudar a reduzir o apetite.
Durante muitos anos, o conselho convencional tem sido o de comer a cada poucas horas, a fim de evitar a fome e a queda do metabolismo. No entanto, isto pode conduzir a um excesso de calorias consumidas num dia. Para obter melhores resultados, coma apenas quando tem fome. Fonte: Authority Nutrition