Home»S-Vida»Erasmus e outras oportunidades que a UE oferece aos jovens

Erasmus e outras oportunidades que a UE oferece aos jovens

Quase a chegar, 2022 será o Ano Europeu da Juventude. Descubra várias oportunidades que os jovens têm no espaço europeu, para além do já conhecido programa de estudo, Erasmus, que em 2022 assinala 35 anos.

Pinterest Google+
PUB

Erasmus +

Os estudantes universitários podem obter apoio financeiro e organizacional para fazerem parte da sua formação ou um estágio numa universidade parceira de outro país. O apoio é concedido através do programa Erasmus +.

 

Mas o Erasmus + não é apenas para estudantes universitários. As escolas também podem cooperar com outras escolas ou organizações de outros países para que alunos mais jovens possam ter uma experiência no estrangeiro.

 

Desde 1987, mais de 10 milhões de jovens beneficiaram do Erasmus. Para comemoração do seu 35º aniversário, será lançada uma moeda comemorativa de 2€ no dia 1 de julho de 2022.

 

VEJA TAMBÉM: ‘JUVENTUDE’ EM VEZ DE ‘OS JOVENS’: CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL ADOTA MANUAL DE LINGUAGEM INCLUSIVA

 

Corpo Europeu de Solidariedade

Para o jovem que queria mostrar solidariedade, o Corpo Europeu de Solidariedade pode ser o programa certo. Permite que jovens dos 18 aos 30 anos (até 35 para atividades humanitárias) participem em todo o tipo de atividades de solidariedade, desde a conservação da biodiversidade até ao apoio a pessoas vulneráveis, seja por meio do voluntariado ou de emprego.

 

Os participantes também recebem suporte financeiro e linguístico e podem fazer a formação online. Um grupo de jovens pode inscrever-se diretamente para iniciar, desenvolver e implementar o seu próprio projeto, que aborda os principais desafios da sua comunidade, por um período de dois a 12 meses.

 

DiscoverEU

Para que quiser conhecer a Europa de comboio, todos os anos, o programa DiscoverEU oferece passes de viagem Interrail gratuitos para cidadãos da UE com 18 anos de idade. Em 2018–2019, inscreveram-se 350.000 candidatos para um total de 60.000 passes de viagem disponíveis.

rapaz à espera de comboio

 

Diálogo da Juventude da UE

O Diálogo da Juventude da UE reúne os jovens e os decisores políticos de toda a UE para ajudar a fazer ouvir as vozes dos jovens no processo de decisão política da UE.

 

Estima-se que 290.000 jovens participaram no Diálogo da Juventude da UE entre 2011 e 2020. Há algo na comunidade ou na vida que os responsáveis ​​pelas decisões da UE deveriam saber? É só participar!

 

Semana Europeia da Juventude

A Semana Europeia da Juventude realiza-se geralmente na primavera. É uma oportunidade de discutir temas próximos dos jovens, aprender sobre oportunidades disponíveis e comemorar as suas conquistas. Saber mais

 

Garantia para a Juventude

A Garantia para a Juventude é um compromisso de todos os países da UE para garantir que todos os jovens com menos de 30 anos recebam uma oferta de emprego de boa qualidade, educação continuada, aprendizagem ou estágio no prazo de quatro meses após ficarem desempregados ou abandonarem os estudos. A garantia é financiada pelo orçamento da UE.

 

Erasmus para jovens empresários

Para quem já começou o seu próprio negócio ou tem uma ideia para um, o Erasmus para jovens empresários dá aos jovens a oportunidade de aprender com empresários mais experientes noutro país. É possível desenvolver habilidades e o próprio negócio enquanto se descobre uma nova cultura.

 

Estágios na UE

O trabalho quotidiano das instituições europeias é executado por pessoas de toda a União Europeia. Para quem sonha com uma carreira internacional, pode começar com um estágio nas instituições da UE. A maioria das instituições e agências da UE oferece oportunidades de estágio a licenciados, em todos os tipos de áreas, da agricultura à segurança cibernética.

 

Primeiro emprego EURES

O objetivo da iniciativa é ajudar os jovens com menos de 35 anos a encontrar um emprego ou um estágio ou a seguir um curso de aprendizagem noutro país da EU. O sítio Web do primeiro emprego EURES pode ajudar a encontrar ajuda para um emprego, estágio ou formação noutro país. Destina-se a candidatos com idades entre 18 e 35 da UE, Islândia e Noruega.

 

 

 

 

Artigo anterior

Como o ingresso do Sol em Sagitário nos pode orientar?

Próximo artigo

Sete documentários mostram dramas de direitos humanos em Portugal e no mundo