Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Epigenética: o alimento saudável gera felicidade

Epigenética: o alimento saudável gera felicidade

Uma alimentação adequada é a condição necessária para se ter um património genético, cultural e socioeconómico mais evoluído.

Pinterest Google+
PUB

Uma alimentação adequada é a condição necessária para se ter um património genético, cultural e socioeconómico mais evoluído. E com o mês de março a chegar, chegam também as alergias, por isso deve consumir durante todo este mês alimentos de reforço.

 

Comece por fazer um bom reforço de alimentos ricos em Vitamina E. O seu efeito sobre o sistema imunitário é comprovado, pois aumenta a produção de células de defesa e a resposta celular perante qualquer infeção. Os alimentos ricos em Vit.E são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como sementes de girassol, óleo de gérmen de trigo, amêndoas, espinafres, abacate, espargos e kiwi. Precisa de introduzir nos seus hábitos diários 1 destes alimentos por dia ao longo dos 30 dias.

 

Esta vitamina é fundamental nas principais funções biológicas do nosso organismo. O seu poder antioxidante (previne a propagação dos radicais livres), a expressão genética (crescimento de tecido), o processo enzimático (crescimento músculos), a sinalização celular (impede a oxidação de ácidos gordos polinsaturados (metabolismo antioxidante) e a função neurológica (inibição e de agregação de plaquetas).

 

Veja também: A importância (vital) das bactérias intestinais

 

– Comece o seu dia, com um sumo de limão e Kiwi, prepare um abacate, com mel, canela e nozes sementes de girassol.

– Ao lanche da manhã coma umas nozes e framboesas, e dois quadrados de cacau 70% ou se preferir uma tangerina com algumas amêndoas e castanhas de caju.

– Ao almoço, dê preferência a uma boa salada de tomate bem maduro, com tiras de gengibre, cenoura crua ralada, algumas uvas pretas e fatias finas de beringela com a casca, tempere com sal gema, orégãos, azeite, limão e ervas frescas. Coma com vontade e prazer, sentindo o sabor de cada alimento, pois eles estão vivos, cheios de energia.

– A meio da tarde coma duas bananas e tome uma limonada com mel e hortelã triturado.

– A caminho de casa, experimente comer mais 2 quadrados de cacau 70% e veja como o seu cansaço desaparece e o seu cérebro fica mais feliz.

– Para o seu jantar dê preferência a sopas com alimentos tão coloridos quanto um arco iris e 2 a 3x por semana coma um ovo.

 

Uma alimentação equilibrada é considerada como a base da manutenção e da recuperação da saúde, sendo também olhada como tendo fortes implicações na ecologia do planeta.

Artigo anterior

O ano de 2017 vai consolidar a democracia da moda e da beleza

Próximo artigo

Mecanismo explica como o sexo feminino e a diabetes influenciam o aparecimento da Doença de Alzheimer