Home»BEM-ESTAR»RECEITAS»Empadas de atum do chef Hermínio Costa

Empadas de atum do chef Hermínio Costa

O chef do restaurante Egoísta, na Póvoa de Varzim, partilha uma receita deliciosa e rentável para preparar em casa. O atum pode ser substituído por sobras de peixe cozido, sobras de carnes já cozinhadas e picadas ou ainda uma mistura de legumes cozidos.

Pinterest Google+
PUB

Para a massa:

250g de farinha de trigo

1 Ovo

1 Gema de ovo

1 dl de água fria

115g de manteiga ou margarina vegetal

Sal

 

Numa tigela colocar a farinha, a manteiga ou margarina amolecida, o sal, o ovo e a água. Amassar todos os ingredientes muito bem até obter uma massa lisa e homogénea. Deixar a massa descansar durante 15 minutos no frigorífico.

 

Com o rolo de cozinha estender a massa e com a mesma fazer 2 tipos de círculos, uns um pouco maiores do que outros, dependendo do tamanho da forma, no entanto, para empadas do tamanho de um queque vulgar as medidas são 8,5cm e 7,5cm, aproximadamente.

 

Forrar as formas com um dos círculos de massa maior e colocar o recheio dentro. De seguida, colocar o círculo de massa mais pequeno e unir os dois. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno a 180o. Cozer durante 30 minutos

 

Para o recheio:

2 latas de atum em conserva bem escorrido (240g aproximadamente)

75g de manteiga ou margarina vegetal

75g de farinha de trigo sem fermento

Leite ½ Gordo

Salsa picada

Sal, pimenta e noz-moscada

 

Num tacho, colocar a manteiga ou margarina. Levar ao lume. Quando a gordura estiver derretida, adicionar a farinha e envolver bem. Adicionar o leite pouco a pouco até obter um creme (procedimento idêntico à preparação de um bechamel). Juntar o atum, a salsa picada e temperar com sal, pimenta e noz-moscada.

 

 

 

Artigo anterior

Maças, chá e moderação: os três ingredientes para uma vida longa

Próximo artigo

Como manter a chama acesa em tempos de confinamento