Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Quer emagrecer? Ideias para o conseguir no verão

Quer emagrecer? Ideias para o conseguir no verão

Se deseja emagrecer, o verão é a fase do ano mais propícia a esse desejo, pela variedade de alimentos disponíveis, pelas longas horas de luz e pelo aumento da atividade. A dietista Catarina Félix e Cachão dá-lhe alguns conselhos.

Pinterest Google+
PUB

Um bom pequeno-almoço

Comece o dia com um pequeno-almoço rico em fibras, para promover a saciedade ao longo do dia, um trânsito intestinal saudável e, assim, uma barriga lisa (ex. 1 taça de iogurte sólido magro com 1 kiwi, 3 colheres de sopa de farelo e trigo em tiras e 1 colher de sobremesa de linhaça moída).

 

Um almoço equilibrado

Ao almoço opte por uma salada fria com base de vegetais, onde pode adicionar diversos ingredientes (ex. frango desfiado, atum, camarões, ovo cozido, delícias do mar, queijo magro, milho, fiambre, feijões de soja, massas coloridas, fruta, entre outros), temperando com vinagre balsâmico ou outro a gosto, azeite, orégãos ou outra erva aromática; não coma sobremesa nem fruta à refeição.

 

VEJA TAMBÉM: CARDÁPIO DE FÉRIAS: RECEITAS DE BEM VIVER

 

Tire partido da fruta

Ao lanche opte por um batido de fruta com vegetais, utilizando 200ml de leite, uma porção de fruta (ex. manga, papaia, banana, morangos, kiwis, alperce, pêssego), 2 vegetais, 1 colher de sementes, folhas de hortelã ou erva-doce para dar sabor e pau de canela. Não adicione açúcar, se necessário coloque uma colher de chá de adoçante em pó.

 

Controle o jantar

Ao jantar controle o que vai comer. É nesta refeição que reside o segredo do emagrecimento; opte por uma salada fria, por um mini-prato de carne ou peixe grelhados com vegetais ou de salada, semelhante ao almoço. Evite os molhos e as sobremesas à noite.

 

Entre as refeições principais faça pequenos lanches, usando gelatina light sem açúcar, verduras cruas (ex. cenoura, aipo, nabo, pepino) e lacticínios magros (ex. iogurte, leite, queijo-fresco).

 

salada

Beba muita água

É, ainda, importante que beba pelo menos 1,5 litros de água ou de uma bebida não açucarada, ao longo do dia, fora das refeições. Pode fazer uma limonada ou uma tisana de ervas, que se servem frios, com pedras de gelo e temperados a gosto (ex. adoçante, pau de canela, folhas de hortelã-pimenta, rodelas de limão).

 

Vá para a rua e mexa-se

Para complementar, como os dias são maiores e a temperatura ambiente amena, pratique atividades ao ar livre. Faça uma caminhada ao fim da tarde ou após o jantar. Estipule trajetos mais longos para ir ao café, despejar o lixo ou passear o seu animal de estimação.

 

Organize passeios de bicicleta com os seus filhos ou amigos ao fim de semana. Nos dias de praia mantenha-se ativa, faça caminhadas na areia, nade sempre que vai à água, leve uma bola, um disco ou raquetes que o estimulem.

 

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Conhece a psicologia dos emojis?

Próximo artigo

Emojis podem ajudar a detetar burnout em teletrabalho