Home»COVID-19»Em plena pandemia o mundo assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos como ato que salva vidas

Em plena pandemia o mundo assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos como ato que salva vidas

O ato de lavar as mãos é de tal importância que tem até um dia mundial dedicado, 5 de maio, promovido anualmente pela Organização Mundial de Saúde. Neste que é também o Ano do Enfermeiro, a OMS Lança o mote ‘Enfermeiras e parteiras, cuidados limpos estão nas vossas mãos’. Por cá, o dia é assinalado pela DGS.

Pinterest Google+

Muitas vezes desvalorizado pela comunidade, o simples ato de lavar as mãos é capaz de salvar vidas, protegendo as pessoas de infeções, tenho ganhado protagonismo no contexto da pandemia que se vive globalmente. Dada a sua importância, tem um dia dedicado atribuído pela Organização Mundial de Saúde. A 5 de maio assinala-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

 

O dia mobiliza pessoas em todo o mundo para aumentar a adesão à higiene das mãos, protegendo os profissionais de saúde e os pacientes de infeções. Como 2020 é também o Ano do Enfermeiro, o mote deste ano da OMS é ‘Enfermeiras e parteiras, cuidados limpos estão nas vossas mãos’.

 

VEJA TAMBÉM: OMS ENSINA A CRIAR UMA TORNEIRA PARA ACESSO A ÁGUA LIMPA EM QUALQUER LADO

 

O principal objetivo da campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos é reconhecer que a lavagem das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode fazer para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infeções, incluindo o vírus da COVID-19. Profissionais da saúde e membros da comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção de infeções praticando lavagem regular e frequente das mãos.

 

Como parte da campanha de 2020, a OMS e os parceiros visam tornar a higiene das mãos uma prioridade global e inspirar a higiene das mãos e mudança de comportamentos. A campanha também faz um apelo à ação dos formuladores de políticas para proporcionarem ambientes de trabalho seguros para os enfermeiros e melhorar os níveis de pessoal. Além disso, exorta os líderes de prevenção e controle de infeções a capacitar enfermeiras e parteiras na prestação de cuidados limpos.

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora o Dia Mundial da Higiene das Mãos, promovido anualmente pela Organização Mundial de Saúde.

 

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER GEL DESINFETANTE EM CASA

 

«Num contexto de pandemia como aquele em que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante. Por isso, a DGS quer dar ênfase à higiene das mãos integrada no conjunto das precauções básicas de controlo de infeção como uma medida de continuidade, quer em época de pandemia, quer depois da mesma, como um legado comportamental positivo», refere a entidade.

 

Na comemoração da data, a DGS irá divulgar informação que realça o papel relevante dos enfermeiros e das restantes precauções básicas de controlo de infeção. Recorde abaixo o vídeo promovido pela DGS sobre como bem lavar as mãos.


Artigo anterior

Sexo sénior: dicas para uma vida íntima ativa em idade avançada

Próximo artigo

Alternativas para substituir o café... e manter a energia em alta