Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Ouriço-do-mar regressa hoje em forma de festival àquela que já se chamou Ouriceira

Ouriço-do-mar regressa hoje em forma de festival àquela que já se chamou Ouriceira

De 23 de março a 8 de abril, a quarta edição desta mostra gastronómica regressa à outrora denominada Ouriceira. Ao todo, 22 restaurantes vão mostrar as várias formas de confecionar o ouriço-do-mar, ícone da alta cozinha internacional.

Pinterest Google+

O ouriço-do-mar com tradição nas praias da vila da Ericeira, outrora Ouriceira, dá o mote para a realização do 4.º Festival Internacional Ouriço-do-Mar. Com organização da Nuno Nobre Consultoria em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, de 23 de março a 8 de abril, nos 22 restaurantes aderentes, pode ser provada esta iguaria, ícone da alta cozinha internacional.

 

O evento inclui mostra gastronómica, jornadas técnicas, degustações e showcooking por conceituados cozinheiros. O programa do festival começa no dia 23 de março, às 9h30, com as jornadas técnicas, que decorrerão no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, contando com a presença de investigadores promovendo a reflexão em torno da economia do mar. Nos dias 24 e 25 de março, das 16 às 18h, o Mercado Municipal da Ericeira será o palco das demonstrações de showcooking, contando com a presença de vários cozinheiros.

 

VEJA TAMBÉM: ALGARVE NATURE WEEK: DEZ DIAS PARA CONHECER A OUTRA NATUREZA ALGARVIA

 

Outrora denominada Ouriceira – dada a forte tradição desta vila piscatória na apanha do ouriço- do-mar – a Ericeira é uma das zonas costeiras de Portugal onde as condições são mais favoráveis ao desenvolvimento do ouriço-do-mar.

 

Depois do sucesso registado em anteriores edições, foi renovado o desafio à restauração local e durante uma semana o festival propõe uma mostra gastronómica em 22 restaurantes aderentes cujas ementas o ouriço-do-mar assume um destaque especial, quer reinventando receitas, quer ainda promovendo a forma mais simples de ser consumido: ao natural.

 

VEJA TAMBÉM: PEIXE EM LISBOA REÚNE OS MELHORES DA GASTRONOMIA NACIONAL E INTERNACIONAL

 

Sendo a inovação ao serviço do paladar a grande premissa deste evento, o festival conta com a presença de vários chefs de renome, que irão brindar os visitantes com as suas experiências mais arrojadas e saborosas envolvendo o ouriço-do-mar nas sessões de showcookings que acontecem no Mercado Municipal da Ericeira.

 

Para além da vertente gastronómica, a valorização do ouriço-do mar enquanto espécie endógena desta região, a sua contribuição para potenciar o turismo e os projetos de investigação científica em torno da espécie dão o mote para as Jornadas Técnicas, com diversas atividades a decorrer, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva. Para conhecer os restaurante aderentes e as restantes atividades consulte o programa da edição de 2018.

Artigo anterior

O calçado português é o mais sexy da Europa e as novas coleções confirmam-no

Próximo artigo

Cerejeiras em flor: programas para toda a família no Fundão