Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Efeitos benéficos do exercício mudam com a idade

Efeitos benéficos do exercício mudam com a idade

A alteração de recomendações definitivas com o fim de melhorar a reação do organismo ao stress oxidativo pode reduzir o risco de muitas doenças crónicas.

Pinterest Google+

A idade pode desempenhar um papel significativo na eficácia de um treino a nível celular, segundo um estudo publicado em ‘Free Radical Biology and Medicine’.

 

No estudo, um grupo de homens com idades entre os 18 e 30 anos foi testado contra um grupo de homens com idades acima dos 55. Os participantes do estudo eram saudáveis, não fumadores, não tomavam suplementos antioxidantes ou quaisquer esteroides anti-inflamatórios nas duas semanas que antecederam a experiência. Os dois grupos pedalaram durante 30 minutos enquanto se analisou a função celular e a resposta antioxidante do sangue.

 

Veja a galeria: Truques para acelerar o metabolismo

 

Através deste estudo foi possível concluir-se que a resposta antioxidante de um individuo para o exercício torna-se suprimida com a idade. O exercício é eficaz e crítico em todas as faixas etárias, mas os adultos mais velhos não alcançam as mesmas respostas celulares benéficas como os adultos mais jovens com uma única sessão de exercício moderado», afirma Tinna Traustadóttir, líder do estudo, segundo as declarações citadas pela Free Radical Biology and Medicine.

 

 

Os resultados do estudo indicam que uma única sessão de exercício aeróbico submáximo é suficiente para ativar um grupo importante de genes antioxidantes em toda a célula, tanto nos adultos jovens como nos mais velhos. No entanto, a importação nuclear de Nrf2, o regulador para este grupo de genes antioxidantes, é prejudicada com o envelhecimento.

 

 

Artigo anterior

O que torna um relacionamento satisfatório?

Próximo artigo

Cientistas portugueses criam super antioxidantes