Home»VIDA»SOCIEDADE»Economizadores de energia são uma fraude alerta a DECO

Economizadores de energia são uma fraude alerta a DECO

Os aparelhos vendidos sobretudo online e que prometem economizar energia são «inúteis, enganosos e perigosos», denuncia a Associação de Defesa do Consumidor.

Pinterest Google+
PUB

Os pequenos aparelhos vendidos sobretudo online com a promessa de que conseguem fazer poupar entre 30 a 75% de eletricidade são uma fraude.

A Associação de Defesa do Consumidor alerta no seu site para o facto de estes dispositivos serem «inúteis, enganosos e perigosos». A DECO refere: «Desde 2012 que testamos estes produtos. Ainda assim, continuam a aparecer novos aparelhos no mercado e os modelos que já existiam continuam a poder ser vendidos. As conclusões mantêm-se.».

Segundo a associação, estes aparelhos não passam de cópias uns dos outros e têm um custo que varia entre os 10 e os 80 euros. «Denunciámos de novo esta publicidade enganosa à Direção-Geral do Consumidor e exigimos à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica que retire estes produtos do mercado por não serem seguros», refere.

Em Itália, por exemplo, uma das empresas que comercializa estes aparelhos foi multada em 30 mil euros por publicidade enganosa e práticas comerciais desleais.

Artigo do parceiro:

Mood

Artigo anterior

Truques para comprar saltos altos que não causam dor

Próximo artigo

O uso de smartphones está a mudar o nosso cérebro