Home»ATUALIDADE»ENTREVISTAS»Acne: tire todas as dúvidas

Acne: tire todas as dúvidas

A acne é uma realidade que afeta muitos jovens e adultos. Miguel Trincheiras, especialista em Dermatologia e Venereologia, responde às suas dúvidas.

Pinterest Google+
PUB

O que são pontos negros?

Os pontos negros não saõ mais do que lesões de retenção de sebo nos canais foliculares. Esse sebo pelas suas características de espessura não consegue sair para o exterior e a zona em contacto com o ar oxida, tomando aquela tonalidade escura, daí o nome de “ponto-negro”. É chamado de comedão aberto por oposição com os comedões fechados que são as “espinhas” ou “pontos brancos”.

 

O que acontece à pele quando se espremem borbulhas e pontos negros?

O risco de espremer borbulhas ou pontos negros é poder provocar a rotura dos mesmos dentro dos tecidos e desencadear uma reacção inflamatória muito violenta que poderá culminar no desenvolvimento de cicatrizes atróficas.

 

Na maioria dos casos, é necessário proceder à eliminação deste material retido para melhorar rapidamente mas tem que ser feito com muito cuidado e com a abertura prévia das mesmas com laser de CO2 seguido de um peeling superficial de ácido salicílico.

 

Veja a galeria: Os segredos de beleza das estrelas

 

As marcas que ficam após estas pequenas infecções desaparecem com o tempo ou ficam para sempre?

Dependendo do tipo de lesões e do grau de inflamação e destruição local das unidades pilo-sebáceas, assim poderemos ter uma recuperação praticamente sem cicatrizes ou ter quadros desastrosos de cicatrizes atróficas residuais.

 

É fundamental tratar a acne num estádio inicial precisamente para não a deixar evoluir para lesões inflamatórias, que são as responsáveis por estas lesões cicatriciais residuais cujo tratamento posterior é difícil.

Artigo anterior

Saiba como disciplinar o seu filho

Próximo artigo

Fantasias sexuais femininas evoluem com a idade