E comer cru neste Natal?
Apetece-lhe uma Consoante alternativa este ano? Ou surpreender a sua família com uma refeição diferente no dia de Natal? Inês Simas, autora do livro «Cru - Carpaccios, Tártaros e Ceviches», apresenta cinco receitas em versão cru, para um Natal mais saudável e nutritivo. E igualmente delicioso.
BRUSCHETTA DE CARPACCIO DE ABACATE COM PICADINHO DE TOMATE
(Veja imagem da receita na galeria)
É uma refeição ou um snack — a diferença está na quantidade e no tamanho do pão utilizado. Nesta receita, utilizamos uma fatia grande de pão. Mas porque não utilizar uma fatia de abacate por cada míni fatia de pão? Aí tem a versão das tapas. Basta adicionar o picadinho de tomate na proporção adequada.
Ingredientes:
2 fatias de pão alentejano
Rúcula q.b.
1 abacate cortado em fatias finas
2 c. sopa de azeite virgem extra
Sal e pimenta-preta q.b.
Picadinho de tomate:
2 c. sopa de azeite virgem extra
1 tomate cortado em cubos
1 c. sopa de cebola-roxa
1 c. sopa de coentros
3 argolas finas de malagueta
Sal e pimenta-preta q.b.
Preparação:
Regue as fatias de pão com um fio de azeite e uma pitada de flor de sal. Coloque no forno e deixe dourar. De seguida, disponha sobre o pão um pouco de rúcula, as finas fatias de abacate e o preparado do picadinho de tomate. Termine com um fio de azeite e com a passagem dos moinhos do sal e da pimenta.
CARPACCIO DE PATO EM CROSTA DE MEL
(Veja imagem da receita na galeria)
Para selar o peito de pato é indispensável a adição do mel, que contrasta na perfeição
com o sumo da laranja. É uma receita tão antiga, e muito típica em casa da minha mãe. Faço-a em versão carpaccio tostada em crosta de mel, com vinagrete de laranja. E é simplesmente deliciosa.
Ingredientes:
100 g peito de pato
2 c. sopa de mel
1 c. chá de sal
Molho de laranja q.b.
Pimenta-preta de moinho q.b.
Molho vinagrete de laranja:
2 c. sopa de azeite virgem extra
1 c. sopa de sumo de laranja
Preparação:
Comece por esfregar o peito de pato com o mel, e coloque ao lume a selar. Primeiro, do lado da gordura, e, por último, do outro lado. A ideia é brasear deixando cru o interior. Retire do lume, escorra o excesso de gordura, e, com a ajuda de uma boa faca, corte em fatias finas. Disponha-as no prato, e acompanhe com salada. Regue com o molho vinagrete de laranja, passe com os moinhos do sal e da pimenta e está pronto a servir.
Continua na próxima página…