Nestas férias… deixe as crianças sujarem-se
O contacto com diversos micróbios não é necessariamente mau. Deixar as crianças brincarem na rua e sujarem-se pode ser benéfico para a saúde. Por isso, descontraia e veja o que dizem os especialistas sobre o assunto.
Hoje em dia há muita aversão por parte dos pais no que toca a deixarem os seus filhos brincarem em locais e contextos em que se possam sujar, em parte por receio de que as crianças adoeçam. Em tempo de férias, onde há maior liberdade para as crianças brincarem, o stress pode ser ainda maior para os pais mais protetores.
Feliz ou infelizmente, a verdade é que a grande maioria das crianças já não passa metade do seu tempo fora de casa como acontecia há cerca de 20 anos. Mas desde sempre que as crianças crescem numa constante exposição aos micróbios. Este é um comportamento normal numa criança desde o inicio: os bebés mexem em tudo e levam tudo o que se possa imaginar à boca. As crianças mais velhas adoram andar a escavar na sujidade, rebolar e a apanhar bichinhos do chão, etc.
VEJA TAMBÉM: O USO CORRETO DE TECNOLOGIAS POR PARTE DAS CRIANÇAS
Este comportamento natural coloca a criança em contacto com inúmeros micróbios aos quais o sistema imunológico reage em conformidade e rapidamente aprende a proteger a criança dos mesmos. Vários estudos sugerem que a falta de contacto com diversos micróbios pode aumentar a probabilidade de a criança contrair doenças como asma, alergias e até mesmo afetar o desenvolvimento do cérebro saudável.
Na galeria acima, conheça alguns hábitos que os especialistas da área aconselham a que as crianças (e os pais) tenham.