Home»FOTOS»E a sua digestão funciona bem?

E a sua digestão funciona bem?

A má digestão ou indigestão é definida como um desconforto ou dor localizada na região superior do abdómen, que pode ter várias origens, mas que se pode agravar ao fim de semana pelos excessos cometidos. Porém, não é normal se for regular. Conheça um caso real, o que diz um nutricionista e ainda alimentos que ajudam a fazer uma melhor digestão.

Pinterest Google+

«A comida ficava a processar horas e horas no meu estômago. A carne e o peixe sempre me pesaram muito no estômago e sentia-me mesmo indisposta. Então com os produtos lácteos nem se fala», começa por contar Lúcia Dias, 44 anos, que trabalha na área dos comportamentos aditivos e dependências, numa vertente de investigação e estatística. Como tal, passa grande parte do seu tempo sentada.

 

Em conversa com a MOOD, Lúcia, vegetariana há 20 anos (não come carne e peixe, portanto) conta que sempre teve problemas de digestão. E foi por esse mesmo motivo que, há sensivelmente um ano, foi ainda mais longe e optou por deixar de consumir produtos lácteos e quaisquer produtos de origem animal – tornou-se vegan, portanto. «Parecia que ficava com a barriga a fermentar e inchava muito. Decidi eliminar da alimentação os produtos lácteos e senti uma diferença imensa».

 

VEJA TAMBÉM: A CIÊNCIA DO CAMARÃO

 

Este é o exemplo de Lúcia. Felizmente, conseguiu ouvir o seu corpo e perceber o que funciona para si. Mas este é um processo que leva tempo e requer atenção. Em última instância, um médico especialista na área será uma ajuda preciosa neste diagnóstico. Pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. (Veja na galeria acima alimentos que ajudam a fomentar a saúde do sistema digestivo).

 

Vamos então por partes. O que á afinal a indigestão? O termo médico para a indigestão alimentar é dispepsia. A má digestão pode fazer com que os alimentos não sejam digeridos corretamente e, consequentemente, a absorção dos nutrientes fica comprometida.

 

VEJA TAMBÉM:  COMO FAZER O SEU FILHO ACEITAR NOVOS SABORES

 

«Comer determinados alimentos a que não estamos habituados, alimentos adulterados/estragados, alterações no tipo de alimentação, refeições muito ricas em gorduras ou em hidratos de carbono, e/ou refeições com horários descontrolados acabam por desregular qualquer tipo de aparelho digestivo», explica Alexandre Monteiro, nutricionista de profissão.

 

Uma boa digestão depende, por isso, de um bom sistema digestivo que, por sua vez, depende de uma dieta saudável. Complicado? Descomplica-se: ter uma boa alimentação é sinónimo de uma boa digestão. Quem tem uma vida agitada ou não presta muita atenção ao papel fulcral da alimentação no bem-estar geral do corpo e mente pode acabar por sofrer neste sentido.

Artigo anterior

Internet: fim de relações coloca privacidade em risco

Próximo artigo

Eurodeputados pedem fim de testes em animais para desenvolvimento de cosméticos