Home»FOTOS»Dormir menos de oito horas eleva risco de desenvolver depressão

Dormir menos de oito horas eleva risco de desenvolver depressão

Os pesquisadores descobriram que ter um sono inadequado de forma recorrente está associado à dificuldade em desviar a atenção de informação negativa. A falta de uma boa noite de sono também é responsável pela intrusão de pensamentos negativos no dia a dia das pessoas.

Pinterest Google+
PUB

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Binghamton e pela Universidade de Nova Iorque, EUA, chegou à conclusão que dormir menos de oito horas por noite eleva o risco de desenvolver depressão e experienciar estados de ansiedade.

 

Dormir menos do que o recomendado para revitalizar o corpo foi associado a pensamentos intrusivos e repetitivos como os que se verificam em estados de ansiedade ou de depressão, revela a pesquisa.

 

Os investigadores avaliaram o tempo e a duração do sono de indivíduos com pensamentos negativos repetitivos (por exemplo, preocupação e ruminação). Os participantes foram expostos a imagens diferentes para se aferir a sua resposta emocional, através dos seus movimentos oculares.

 

VEJA TAMBÉM: PSICÓLOGA REVELA OS PRIMEIROS SINAIS DE DEPRESSÃO

 

Os pesquisadores descobriram que as interrupções regulares do sono estão associadas à dificuldade em deslocar a atenção para longe da informação negativa. Isso pode significar que o sono inadequado é também responsável pela intrusão de pensamentos negativos no dia a dia das pessoas.

 

«Nós descobrimos que as pessoas têm tendência a manter pensamentos negativos presentes, e que o seu pensamento negativo dificulta a desengate dos estímulos negativos aos quais os expusemos. Enquanto que outras pessoas podem receber informações negativas e seguir em frente, os participantes tiveram problemas em ignorá-la», explica Meredith Coles, professora de psicologia e responsável pelo estudo.

 

Acredita-se que esses pensamentos negativos levem as pessoas a distúrbios psicológicos, como ansiedade ou depressão. «Nós percebemos que isto pode ser importante com o passar do tempo – esse pensamento negativo repetitivo é relevante para muitos distúrbios, como ansiedade, depressão e outros. Isto é algo que estamos a explorar: os problemas do sono e a maneira como eles afetam esses processos básicos que ajudam a ignorar esses pensamentos obsessivos negativos», conta a cientista.

 

A equipa também está a avaliar como o tempo e a duração do sono também podem contribuir para o desenvolvimento ou a manutenção de distúrbios psicológicos. Se as teorias estiverem corretas, esta pesquisa permitirá que os psicólogos tratem a ansiedade e a depressão interferindo na qualidade de sono dos pacientes, conclui-se no comunicado divulgado.

 

Na galeria acima, conheça os sintomas que podem indicar que não é só o stress que está a afetar a sua vida. Conheça alguns sinais que mostram que o stress se está a transformar numa depressão.

 

Artigo anterior

Dez alternativas saudáveis e deliciosas à irresistível pasta

Próximo artigo

Verrugas genitais: o que são e quais as causas?