Home»FOTOS»Doenças respiratórias: as soluções da homeopatia

Doenças respiratórias: as soluções da homeopatia

No livro ‘Uma Farmácia Natural em Sua Casa’, Lisa Joanes dá a conhecer curas naturais, meditações e exercícios para melhorar a saúde física, emocional e espiritual das pessoas. No Dia Mundial da Homeopatia, assinalado a 10 de abril, conheça algumas plantas que ajudam a combater problemas que afetam o sistema respiratório, pois estas podem ter um efeito expetorante, anti-inflamatório, mucolítico, broncodilatador, etc.

Pinterest Google+

Agrião – É um excelente expetorante. Acalma a tosse.

 

Agrimónia ou eupatório – Funciona como anti-inflamatório e adstringente, sendo bastante útil nas dores de garganta e para secar catarros. Pode bérber em infusão, três vezes ao dia, ou gargarejada diretamente na garganta. Pode usar também como tintura de erva seca (50 gotas, 2 a 3 vezes ao dia).

 

Alcaçuz (raiz glicirrizina) – Excelente anti-inflamatório, expetorante e emoliente. Útil em toda a zona da garganta. Pode mastigar e chupar um pedaço da raiz. Ou beber no mínimo 3 vezes ao dia. Também pode tomar em cápsulas ou usar em tintura.

 

VEJA TAMBÉM: SUPLEMENTOS NATURAIS: CONHEÇA O PODER DA NATUREZA PARA O SEU BEM-ESTAR

 

Drósera – Útil em todas as condições de tosse. É expetorante e mucolítica. Pode beber a infusão 3 a 4 vezes ao dia. Em tintura, aplique 25 a 50 gotas 3 a 5 vezes ao dia. Também pode optar pela versão xarope.

 

Equinácea – Anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana.  Estimula o sistema imunitário e a produção de anticorpos. Trata infeções, tosses, gripes, dores de garganta e de dentes. Beba no mínimo 3 chávenas por dia em decocção (planta fervida em água). Também pode optar pelas versões em tintura ou comprimidos.

 

Eucalipto – É broncodilatador, expetorante e antissético. Pode fazer infusão, inalar ou tomar xaropes e cápsulas à base desta planta. Em compressas e cataplasmas funciona como cicatrizador, antibacteriano e antissético de feridas).

 

VEJA TAMBÉM: BELEZA CASEIRA: RECEITAS FÁCEIS E EFICAZES PARA UMA BELEZA NATURAL

 

Funcho ou erva-doce – É um ótimo expetorante e muito útil em toses e bronquites.

 

Orégãos – É expetorante, antifúngico e antibacteriano. Útil nas infeções respiratórias.

 

Poejo – É expetorante e acalma a tosse.

 

Pulmonária – Esta planta é expetorante. É útil em tosses e expetoração, rouquidão e bronquite.

 

Tomilho – É expetorante, anti-inflamatório e antissético. É excelente na garganta e brônquios. Útil na tose, bronquite e secreções. Ainda neutraliza o vírus da gripe.

 

Artigo anterior

Metas para uma vida (mais) organizada e tranquila

Próximo artigo

Diabetes: o que fazer quando o resultado é positivo para COVID-19?