Home»FOTOS»Do bambu ao bioplástico: a sustentabilidade conquista o mundo do consumo

Do bambu ao bioplástico: a sustentabilidade conquista o mundo do consumo

Alternativas ao plástico, produtos biológicos e a promoção do natural são características que estiveram presentes na PSI 2020, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções e consumo, que decorre anualmente em Düsseldorf, na Alemanha, e que reflete as tendências atuais nesta área. E nós estivemos lá.

Pinterest Google+

Canecas em fibra de bambu ou feitas de caroços de azeitona, palhinhas de vidro e de metal, múltiplos recipientes em bioplástico degradável, malas em papel lavável (chamado de pele vegan), porta-chaves feitos de açúcar de cana, recipientes feitos de cascas de amêndoa e muitas opções criadas a partir de material reciclado.  A PSI 2020, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções e do consumo– sejam da área turística, empresarial ou institucional -, que decorre anualmente em Düsseldorf, na Alemanha, mostrou que, mais do que nunca, a sustentabilidade é a palavra de ordem hoje em dia.

 

Promover e associar-se à sustentabilidade do planeta é um conceito que chegou para ficar. Atravessa já várias áreas da sociedade e vai cada vez mais influenciando o comportamento dos consumidores. E as empresas respondem, de forma criativa, com inúmeras opções viáveis, biodegradáveis e alternativas ao plástico. Para além das soluções já indicadas acima, encontrámos também cadernos feitos com restos de maça, plasticinas vegan que se podem comer e material escolar feito com sementes de papoila, mostrando que a sustentabilidade se deve incutir desde pequeno.

 

VEJA TAMBÉM: TORNE O SEU APARTAMENTO MAIS AMIGO DO AMBIENTE

 

Percorrendo as centenas de expositores dispersos por cinco pavilhões, nota-se um claro aumento de produtos amigos do ambiente rnos vários expositores, sobretudo alternativas em produtos que tipicamente são feitos em plástico.

 

São também muito mais os expositores que oferecem a versão ecológica dos seus produtos. É a esta mensagem limpa e ecológica que as empresas se querem associar. «Atualmente, os produtos promocionais são produtos sustentáveis e de alta qualidade, bem como aqueles que mesclam os mundos digital e analógico», explica Michael Freter, diretor-geral da PSI.

 

O barómetro da PSI ressalta que mais de 90 por cento dos fornecedores possuem produtos certificados nas suas ofertas. E em mais de metade dos fornecedores e distribuidores esta percentagem já chega a 30% da sua oferta.

 

VEJA TAMBÉM: SUSTENTABILIDADE MOTIVA CONSUMIDORES A LIMITAR GASTOS

 

A própria feira PSI quer alavancar esta tendência da sustentabilidade, ao ter-se tornado na primeira exibição do género a nível mundial a eliminar os copos de plásticos dos seus corredores de expositores em 2018. Para beber café, chá ou água, os visitantes desta feira fazem-no em copos de porcelana, que são depois devolvidos, evitando o desperdício de milhares de copos de plástico, inimigos da sustentabilidade.

 

De 7 a 9 de janeiro, a PSI 2020 acolheu cerca de mil expositores que mostraram as suas novidades aos milhares de visitantes de dezenas de países. A edição e 2021 já está marcada para 12 a 14 de janeiro. Veja agora algumas imagens da feira de 2020 na galeria acima.

 

 

Artigo anterior

Como prevenir e reduzir a celulite e a retenção de líquidos

Próximo artigo

Nova campanha do calçado nacional inspira-se nas raízes portuguesas para conquistar o futuro