Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Dinossauros saíram à rua (e assustaram) na Lourinhã

Dinossauros saíram à rua (e assustaram) na Lourinhã

18 modelos de dinossauros em tamanho real estiveram em exposição em vários espaços da vila, conhecida por ser um dos locais mais ricos do mundo em fósseis de dinossauro. Escavações de fósseis, caça aos ovos e muitas outras atividades fizeram as delícias dos mais pequenos. Veja as imagens.

Pinterest Google+

A vila da Lourinhã foi invadida por dinossauros no último fim-de semana, no âmbito da iniciativa Dinossauros Saem à Rua, que incluiu uma mostra de 18 dinossauros em tamanho real, apresentações científicas, workshops de paleontologia, exposições e muitas atividades lúdicas.

 

De mapa da mão, miúdos e graúdos percorreram várias zonas da vila para encontrarem as 18 figuras assustadoras, que vão ter a sua casa final no Dino Parque Lourinhã, cuja abertura está prevista para 2018.

 

Para além das figuras, as crianças puderam fazer escavações para encontrar fósseis e pedras preciosas. No laboratório ao vivo, onde verdadeiros paleontólogos limpavam e preparavam fósseis reais, podiam participar na experiencia descobrindo um fóssil dentro de um bloco de terra, com recurso a instrumentos próprios para o efeito. Encontrar ossos de dinossauros, pinturas e recortes foram outras das atividades muito concorridas.

 

Veja também: Destinos em Portugal fora dos principais roteiros

 

Estiveram ainda a concurso bolos em cake design onde os dinossauros foram a figura central, bem como a construção do maior ninho de dinossauro em chocolate.

 

A Lourinhã é um dos locais mais ricos do mundo em fósseis de dinossauro. Com este evento, a organização pretende consolidar a afirmação da vila como a Capital dos Dinossauros e valorizar o património paleontológico do concelho, onde se tem descoberto uma grande quantidade de ossos fossilizados de dinossauro, pertencentes a várias espécies e que ganhou projeção após a descoberta, em 1993, do maior ninho dos dinossauros e com os mais antigos embriões até então encontrados. Existe até um dinossauro batizado de Lourinhanosaurus, em honra da riqueza da vila neste tipo de fósseis.

 

Veja na galeria acima algumas imagens dos dinossauros em exposição e das atividades deste fim de semana.

 

 

 

Artigo anterior

Subir escadas ajuda a manter o cérebro jovem

Próximo artigo

Livro de Recordes do Guiness procura o ‘novo’ homem mais velho do mundo