Home»GLAMOUR»MODA»Dinamarca combate anorexia na moda

Dinamarca combate anorexia na moda

Nova regra obriga marcas a fazer exames psicológicos e físicos às modelos dinamarquesas antes de estas serem contratadas, numa tentativa de combater a anorexia entre as jovens. Uma iniciativa na linha do que tem vindo a ser adotado noutros países europeus.

Pinterest Google+
PUB

À semelhança de outros países europeus, a Dinamarca está a trabalhar no sentido de proteger a saúde e integridade física das jovens modelos. Neste sentido, foi elaborado o documento “Danish Fashion Ethical Charter” (Política Dinamarquesa de Ética na Moda), um conjunto de normas reguladoras do bem-estar dos modelos.

A ideia é que o próprio mercado obrigue a indústria e as marcas a levarem em conta o estado de saúde geral das modelos que as próprias marcas contratam, podendo ser sancionadas quando isto não acontece.

Segundo as regras aqui descritas, todas as modelos devem ter mais de 16 anos e devem ser sujeitas a uma avaliação física e psicológica antes de serem contratadas. Ainda, as modelos devem ser pagas com um salário e não podem trabalhar a troco de amostras ou falsas promessas.

Qualquer marca que pretenda mostrar a sua coleção da Semana da Moda de Copenhaga tem de assinar este documento, que já conta com mais de 300 subscrições. Apesar deste documento não ser uma lei aprovada pelo governo, funciona como uma espécie de acordo entre o Instituto Dinamarquês da Moda, algumas das maiores agências de modelos do país e uma associação que combate desordens alimentares.

De recordar que recentemente o governo francês aprovou uma lei que proíbe que as agências de modelos e marcas de moda contratem modelos com índice de massa corporal abaixo de 18, podendo ser sancionadas com multas e mesmo prisão. E Itália, Espanha e Israel adotaram, em 2013, leis contra modelos exageradamente magras nas passarelas e em campanhas publicitárias.

Por Joana de Sousa Costa

Artigo anterior

Anabela Teixeira revela-se em “Voltar à Terra”

Próximo artigo

Dieta mediterrânica ajuda a manter o cérebro saudável