Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Dificuldade em expressar emoções pode revelar transtorno psicológico

Dificuldade em expressar emoções pode revelar transtorno psicológico

Ainda pouco conhecida, quem sofre de alexitimia fica normalmente muito surpreendido pelas reações emocionais das outras pessoas.

Pinterest Google+
PUB

Os estudos são ainda escassos para definir a prevalência, em Portugal e no mundo, da alexitimia, uma perturbação psicológica ainda pouco comum e conhecida. A psicóloga Júlia Machado, do Hospital Lusíadas Porto, alerta para os problemas associados a este transtorno e revela os principais sinais que podem identificar o problema.

 

«As pessoas que sofrem deste transtorno/perturbação têm uma enorme dificuldade em falar sobre as suas emoções e normalmente são caracterizados pelos outros como excessivamente racionais ou pouco sentimentais. Raramente têm fantasias, reagem pouco diante de expressões artísticas, literárias ou musicais e ficam, normalmente, surpreendidos pelas reações emocionais das outras pessoas», explica Júlia Machado, psicóloga do Hospital Lusíadas Porto.

 

Veja a galeria: 10 sinais de stress surpreendentes

 

E acrescenta: «Esta perturbação leva a que as pessoas tomem, na maior parte das vezes, decisões de acordo com os dados sem ter em conta os sentimentos. Têm dificuldade em identificar sentimentos ou distingui-los das sensações corporais da emoção, sofrendo ocasionalmente de alterações fisiológicas como palpitações, dores de estômago e sensação de mal-estar, sem explicação aparente».

 

O tratamento da alexitimia baseia-se num conjunto de intervenções terapêuticas que promovem a consciência emocional e integram elementos simbólicos. No entanto, de acordo com a especialista, «a eficácia do tratamento desta perturbação vai depender do grau de alexitimia de cada paciente, sendo o tratamento difícil, uma vez que a pessoa afetada não é consciente do problema e só vai à consulta por insistência de amigos ou familiares».

 

Veja a galeria: Conheça alguns comportamentos contagiantes

 

A alexitimia caracteriza-se por uma incapacidade de expressar emoções por intermédio de palavras. Esta perturbação descreve pessoas com dificuldade em reconhecer, processar e regular emoções. Alguns autores definem a alexitimia como um distúrbio neuropsicológico que consiste na incapacidade de uma pessoa identificar as próprias emoções e a impossibilidade de expressá-los verbalmente.

Artigo anterior

Efeitos da progesterona na mulher – parte I

Próximo artigo

O top 10 das celebridades mais ricas do mundo