Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Dieta rica em batatas aumenta risco de diabetes na gravidez

Dieta rica em batatas aumenta risco de diabetes na gravidez

A batata é o terceiro alimento mais consumido no mundo, depois do arroz e do trigo. Os es-pecialistas continuam divididos quanto à posição que esta deve ter na dieta alimentar.

Pinterest Google+
PUB

Comer batatas nas suas múltiplas confeções, na maior parte dos dias da semana, pode aumentar o risco de diabetes na gravidez, sugere um novo estudo realizado nos Estados Unidos.

 

Isto acontece porque o amido das batatas pode desencadear um aumento acentuado dos níveis de açúcar no sangue, dizem os investigadores, no estudo publicado no ‘British Medical Journal’.

 

Apesar de as batatas estarem no grupo dos vegetais, na pirâmide alimentar, os especialistas continuam indecisos quanto a este posicionamento e à promoção do seu consumo regular. Isto porque, apesar de as batatas serem ricas em vitamina C, potássio e fibras, ao contrário de outros vegetais, podem ter efeitos prejudiciais sobre o metabolismo da glucose, porque contêm grandes quantidades de amido que é rapidamente absorvível.

 

Veja a galeria: Formas de eliminar o açúcar da sua dieta

 

De facto, vários estudos epidemiológicos têm ligado um maior consumo de batata com o aumento das concentrações de glicose no plasma em jejum, resistência à insulina e um aumento do risco de diabetes tipo 2 mellitus, revela o BMJ.

 

Os investigadores analisaram dados de 21 mil grávidas. Registaram um aumento de risco de 27% de desenvolver diabetes gestacional as mulheres que comiam entre duas a quatro doses (100 gr) de batatas por semana. As que comiam mais de cinco porções por semana vieram o risco aumentar em 50%.

 

Apesar de, ainda assim, considerarem estes dados carentes de mais investigação, os especialistas recomendam a substituição de algumas doses de batatas por outros legumes.

Artigo anterior

Dicas de organização para a casa

Próximo artigo

Descubra o parceiro ideal para si