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Dieta para as mães que amamentam

A amamentação é crucial para o bom desenvolvimento do bebé. No entanto, existe muito do corpo da mulher e é por isso que é tão importante que a mãe pratique uma dieta saudável durante o período de amamentação.

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A amamentação é uma opção. Não obstante, apresenta imensos benefícios, tanto para a mãe como para o bebé. Uma vez que é extremamente nutritiva, é a melhor opção de alimento para os primeiros tempos de vida de uma criança. Esta é uma forma de proporcionar aos lactentes os nutrientes de que necessitam para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o colostro, o leite materno amarelado e pegajoso produzido no final da gestação, é recomendado como «o alimento perfeito para o recém-nascido, e a alimentação deve ser iniciada dentro da primeira hora após o nascimento».

 

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A organização recomenda o leite materno como alimento exclusivo até os 6 meses de idade. Após esse período, aconselha a amamentação contínua juntamente com alimentos complementares apropriados até aos dois anos de idade ou mais.

 

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas (com exceção da vitamina D) e água que o bebé necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. A amamentação protege ainda as crianças de otites, alergias, vómitos, diarreia, meningites, pneumonias e bronquiolites. Também potencia o desenvolvimento mental do bebé e ajuda a criar um vínculo afetivo entre mãe e filho.

 

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A amamentação pode exigir mais calorias ao corpo da mãe do que o habitual. Estima-se que o ato aumente as necessidades energéticas do corpo em cerca de 500 calorias por dia. Se estiver a tentar perder peso após o parto, tente ser paciente. É completamente normal não perder peso nenhum durante os primeiros tempos ou ganhar algum durante os primeiros três meses de amamentação. Devido às alterações hormonais pode ter mais apetite e estar mais propensa a reservar gordura corporal.

 

Por estes mesmos motivos é que é tão importante que a mãe pratique uma dieta saudável durante o período de amamentação. Veja agora na galeria, no topo deste arigo, o que não pode faltar na alimentação da mulher que amamenta, segundo informação dos nutricionistas do site especializado em nutrição, ‘Authority Nutrition’.

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