Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Está a preparar um jantar em casa? Veja estas dicas para bem receber

Está a preparar um jantar em casa? Veja estas dicas para bem receber

O tempo frio convida a encontros entre portas. Se está a planear uma reunião de amigos em sua casa, veja quais são as regras fundamentais para uma noite memorável.

Pinterest Google+
PUB

Defina o evento: A primeira coisa é decidir que tipo de evento vai ser. Se pretende uma reunião formal ou informal; se pretende ter em casa apenas amigos próximos e família ou se vai convidar colegas de trabalho e conhecidos; se é apenas um convívio, um festejo específico ou uma festa temática. Só depois de decidir estas questões básicas, poderá passar ao passo seguinte, organizando uma lista de tarefas.

 

Convidados: Claro que o tipo de celebração é importante para avançar para este ponto. No entanto, algumas regras valem para todas as situações. Antes de mais, tenha em conta o espaço e defina o número de pessoas que lá cabem, de forma confortável. A partir daí, tente equilibrar o número de homens e mulheres, tendo em consideração os casais e solteiros. Não é bom ter apenas um solteiro na festa.

 

VEJA TAMBÉM: PETISCOS DO MUNDO À PROVA EM TOMAR

 

Mesa: Faça a distribuição da mesa de acordo com os convidados. Não é bom colocar todas as pessoas que se conhecem em grupos mas também tem de ter em atenção os convidados sem acompanhante, de forma a que estes não se sintam isolados. Para uma festa mais descontraída, pode optar por um jantar volante.

 

Convívio: Os anfitriões são responsáveis pelo bem-estar e divertimento de todos os convidados. Assim, tome atenção e certifique-se de que não há ninguém encostado a um canto. Se isto acontecer, vá ter com a pessoa e inicie uma conversa de grupo, estabelecendo pontos de interesse em comum. Faça isto com todos os seus convidados, certificando-se de que todos se conhecem e iniciam uma conversa, antes do jantar. O resto fluirá naturalmente.

 

O jantar: Definir um menu pode ser desafiante. Cada vez são mais as pessoas com restrições alimentares, por doença ou opção. Assim, tente ter pelo menos um prato vegetariano. O ideal é apresentar no mínimo duas opções. Num jantar informal, crie uma mesa de apoio, onde está a comida e bebidas, onde as pessoas possam ir servir-se. Isto evita problemas de falta de espaço na mesa e que nos convidados tenham de se incomodar mutuamente para pedir a travessa de comida.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM FESTIVAL GRATUITO EM LISBOA

 

Apresentações: Numa situação mais formal, se tiver de fazer apresentações não esqueça que os mais novos são apresentados aos mais velhos, os homens são apresentados às senhoras e as pessoas menos importantes às mais importantes. Evite fazer apresentações quando alguém está sentado.

 

Fotografias: Se se trata de uma festa mais formal, contrate um fotógrafo para registar os melhores momentos. No caso de uma reunião informal, pode deixar circular pela festa uma máquina e cada convidado pode fazer as suas fotografias, que serão partilhados por todos mais tarde.

 

Artigo anterior

Casa funcional: tendências de decoração 2020

Próximo artigo

Já escolheu o seu disfarce de Carnaval? Veja estas ideias