Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Dicas para decorar uma estante

Dicas para decorar uma estante

A estante é um móvel muito versátil e funcional, pois permite a arrumação de livros e outros objetos, podendo até criar uma divisão para outro espaço.

Pinterest Google+

Normalmente as estantes encontram-se na sala e escritórios, mas também surgem em quartos, cozinhas, casas de banho e até varandas. As possibilidades de combinação são imensas: Tenham em conta a sua funcionalidade, o espaço e a restante decoração, sejam criativos e abandonem o estilo tradicional de organização.

 

Brinquem com livros, molduras, iluminação, fotos de família, plantas, caixas decorativas (ideais para esconder pequenos objetos, fios…), elementos de arte, de viagens e porque não com diferentes fundos (em espelho ou papel de parede).

 

As estantes são perfeitas para colocar os objetos que vos fazem sorrir, que lembrem sentimentos e memórias, mas é importante que não tenham demasiados objetos, caso contrário vai criar ruído visual e absorver toda a energia decorativa do espaço. Aqui ficam algumas dicas:

 

  • Começar pelas peças maiores que pretende colocar na estante e ir adicionando os elementos mais pequenos.

 

  • Respeitar a largura/ altura das prateleiras da estante, não devem optar por objetos que preenchem a totalidade do espaço.

 

  • Criar pontos verdes na estante com pequenas plantas naturais ou artificiais. Dá vida e alegria à estante.

 

  • Setorizar os livros por categoria, volume, simetria ou cores e colocar um objeto de decoração ao lado ou em cima, conforme a disposição dos livros.

 

  • Colocar alguns quadros com frase significativas no fundo da estante com pequenos objetos decorativos na frente para dar mais cor, ter diferentes fundos e diferentes profundidades.

 

  • Combinar objetos altos e finos com outros pequenos imediatamente ao lado e um pouco mais à frente.

 

  • Utilizar números ímpares na disposição dos objetos (3 ou 5), com diferentes texturas (cerâmicas, madeira, metal) e cores (de preferência com cores que vão de encontro com as cores da decoração).

 

Artigo anterior

Mértola inaugura Centro de Interpretação e Observatório do Lince-ibérico

Próximo artigo

Tasquinhas de Rio Maior regressam hoje com iguarias tradicionais