Home»VIDA»CARREIRA»Dicas para causar boa impressão numa entrevista de emprego

Dicas para causar boa impressão numa entrevista de emprego

Se está à procura de emprego e o chamam para uma entrevista, esta é uma boa notícia. Mas logo de seguida surgem todas as dúvidas e mais algumas… Como conseguir causar boa impressão e agarrar a oportunidade? A Adecco partilha algumas dicas que podem fazer a diferença na hora H.

Pinterest Google+
PUB

1 – Reveja o seu CV

O seu currículo destacou-o entre os candidatos, levando-o à entrevista. Então, reveja-o bem para estar preparado para falar sobre todos os aspetos de sua carreira, formação e interesses pessoais. Certifique-se de que pode falar através de sua experiência e competências e consegue mostrar porque são estas relevantes para a vaga em questão.

 

 2 – Pesquise a empresa

Quanto mais souber sobre seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego. Conheça a história da empresa, os principais concorrentes, o seu papel na comunidade, os objetivos e valores organizacionais. Consulte também as redes sociais da empresa, porque podem fornecer informações mais detalhadas do que o site. Descubra se esta foi mencionada recentemente nos media, inclusive em publicações especializadas na área em questão, e se há notícias atuais que possam afetar o setor. Ter muita informação sobre o assunto irá melhorar a sua confiança, fornecendo-lhe perguntas e tópicos a discutir na altura.

 

VEJA TAMBÉM: CARREIRA: CONHEÇA O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL

 

3 – Mostre que pode agregar valor

Na entrevista precisa de demonstrar o que pode trazer para a empresa, com o intuito de contribuir para agregar valor. Use exemplos de STAR (situação, tarefa, ação, resultado) para ilustrar as suas conquistas anteriores e explicar como a sua experiência pode beneficiar a organização.

 

4 – Prepare respostas para perguntas baseadas em competências

Possivelmente, terá de demonstrar as suas competências com exemplos detalhados de como reagiu em determinadas situações. Algumas das perguntas mais comuns da entrevista incluem:

  • Dê-me um exemplo de quando teve de convencer as pessoas de que a sua ideia era a melhor.
  • Dê-me um exemplo de quando sentiu que estava fora de sua zona de conforto. Como lidou com isso?
  • Pode falar-me sobre alguns riscos que tenha tomado na sua vida pessoal ou profissional?
  • Dê-me um exemplo de quando teve de trabalhar sob uma grande pressão. Qual foi o resultado?
  • Como prioriza sua carga de trabalho?

 

VEJA TAMBÉM: SETE PASSOS ATÉ À PROMOÇÃO (SEGUNDO UMA GESTORA DE CARREIRAS)

 

5 – Conheça seus pontos fortes

Entrevistas baseadas em pontos fortes têm como finalidade descobrir insights genuínos sobre as aptidões inatas dos candidatos. As perguntas numa entrevista deste género são abrangentes, uma vez que se destinam a avaliar os seus atributos pessoais. Os entrevistadores querem descobrir certos comportamentos, como a sua capacidade de trabalhar com os outros ou de resolver problemas.

 

6 – Prepare-se para fazer perguntas

Vão perguntar-lhe no final de uma entrevista se tem alguma dúvida. Esta é uma grande oportunidade para impressionar e, além disso, descobrir mais sobre a empresa. Portanto, é essencial que prepare perguntas perspicazes que mostrem ao recrutador que fez o trabalho de casa. Evite fazer questões que repitam o que já foi abordado durante a entrevista. Bons tópicos a serem explorados incluem a visão e os valores da empresa, as oportunidades de formação e desenvolvimento existentes e a história do entrevistador com a empresa.

 

Continua na próxima página…

Artigo anterior

Lifting das coxas: a cirurgia para o equilíbrio das coxas

Próximo artigo

Alterações da menstruação. Quando deve procurar o médico?