Home»FOTOS»Dia Mundial da Vida Selvagem destaca importância das florestas para nutrir o planeta

Dia Mundial da Vida Selvagem destaca importância das florestas para nutrir o planeta

O Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado anualmente a 3 de março. Este ano tem como mote o papel das florestas como meio de subsistência para as pessoas e o planeta, ressaltando o papel crucial que cada um tem no equilíbrio e sustentabilidade da Terra.

Pinterest Google+
PUB

No dia 3 de março, celebra-se o Dia Mundial da Vida Selvagem, este ano subordinado ao tema “Florestas e meios de subsistência: sustentando pessoas e o planeta”, como  forma de destacar o papel central das florestas, espécies florestais e  ecossistemas na sustentação dos meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e particularmente de comunidades indígenas e locais com laços históricos com áreas florestais e adjacentes à floresta.

 

Isto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 12, 13 e 15 da ONU e com os seus compromissos abrangentes para aliviar a pobreza, garantir o uso sustentável dos recursos e conservar a vida da terra.

 

Entre 200 e 350 milhões de pessoas vivem dentro ou nas adjacências de áreas florestais em todo o mundo, contando com os vários serviços ecossisemicos fornecidos pelas florestas e espécies florestais para o seu sustento e para cobrir as suas necessidades mais básicas, incluindo alimentos, abrigo, energia e medicamentos.

 

VEJA TAMBÉM: O PAPEL DO AMBIENTE NO NOSSO BEM-ESTAR

 

Os povos indígenas e comunidades locais estão na vanguarda da relação simbiótica entre os humanos e a floresta, as espécies de vida selvagem que vivem na floresta e os ecossistema. Aproximadamente 28% da superfície terrestre do mundo é atualmente administrada por povos indígenas, incluindo algumas das florestas mais ecologicamente intactas do planeta. Esses espaços não são apenas centrais para o seu bem-estar económico e pessoal, mas também para as suas identidades culturais.

 

Florestas, espécies florestais e os meios de subsistência que delas dependem encontram-se atualmente na encruzilhada das múltiplas crises planetárias que enfrentamos, desde as mudanças climáticas até à perda de biodiversidade e os impactos sociais, económicos e de saúde da pandemia de COVID-19.

 

Em No dia 3 de março, o Dia Mundial da Vida Selvagem celebra  os meios de subsistência com base na floresta, pretende promover modelos e práticas de gestão da vida selvagem da floresta que acomodem o bem-estar humano e a conservação de longo prazo das florestas, espécies da fauna selvagem que vivem na floresta a flora e os ecossistemas que sustentam e promovem o valor das práticas e conhecimentos tradicionais que contribuem para estabelecer uma relação mais sustentável com esses sistemas naturais cruciais.

 

Além de reciclar e plantar uma árvore, saiba que medidas pode tomar no seu dia a dia para ajudar a cuidar do nosso planeta. Pouco a pouco, fazemos muito. Veja na galeria no início do artigo.

 

Artigo anterior

Universidade de Coimbra promove igualdade de género na investigação

Próximo artigo

Linguagem corporal: quando a forma de dar a mão indica o estado de um casal