Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Devem os cães dormir no quarto dos donos? Estudo diz que depende

Devem os cães dormir no quarto dos donos? Estudo diz que depende

Quem tem cães não resiste muitas vezes ao apelo carente do amigo de quatro patas e cede para que durma no seu quarto. A maioria considera que não é o mais correto, mas um estudo diz que não será bem assim.

Pinterest Google+

Um estudo realizado nos Estados Unidos quis testar a crença de que a presença de cães no quarto prejudica a qualidade do sono dos seus donos e chegou a conclusões contraditórias.

 

De facto, dormir com um cão na cama prejudica o descanso do dono, mas já se o cão dormir fora do perímetro da cama, mas dentro do quarto pode ter até um efeito benéfico, pela sensação de proteção e segurança que oferece.

 

O Centro de Medicina do Sono da Mayo Clinic avaliou o comportamento a dormir de 40 adultos saudáveis e sem problemas de sono e dos seus cães durante cinco meses.  No final, descobriram que dormir com cães ajuda algumas pessoas a dormir melhor, independentemente de o cão ser um pequeno schnauzer ou um enorme dogue alemão.

 

VEJA TAMBÉM: CÃES GULOSOS: A COMIDA DE HUMANOS QUE ELES PODEM OU NÃO COMER

 

Há, no entanto, uma ressalva: os cães não devem dormir dentro da cama dos donos. Os benefícios para o sono foram verificados apenas quando o cão dorme no quarto, mas não na cama. De acordo com o estudo, os adultos que se aconchegavam aos cães na cama sacrificavam a sua qualidade de sono.

 

«A relação entre as pessoas e os seus animais de estimação mudou ao longo do tempo. E o certo é que muitas pessoas de facto dormem com os seus animais de estimação no quarto. Atualmente, muitos donos ficam longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia, então eles querem maximizar o tempo com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de fazer isso. Com este estudo, os donos de animais podem ficar mais descansados sabendo que tal não afetará negativamente o seu sono», conclui Lois Krahn, especialista em medicina do sono e autora do estudo, realizado no final de 2017.

Artigo anterior

Metade das mulheres evita o contacto sexual durante o período menstrual

Próximo artigo

Afinal, as batatas são saudáveis ou não?