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Deve uma marca ir de férias?

Estamos temporariamente “out of the office”… ou não.

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Esta é de resposta fácil. Não!

 

As marcas não tiram férias (isto se querem ser – sempre – relevantes). As marcas ajustam-se (ou devem).

 

Por norma, no verão, período de férias grandes, cada um de nós – consumidor e veraneante – tem mais tempo (é verdade que o tempo no verão corre de forma diferente?) para pesquisar, para estudar, para partilhar, para comentar, para escolher. Sejam escolhas para o período das férias ou já a pensar no regresso às rotinas.

 

Posto isto, é lógico que as marcas devem aproveitar e manter-se “in the officce” durante o período de verão.

 

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Na verdade, há sempre muito a fazer no mundo das marcas durante esta época. Não fosse este o marco entre o 1º e o 2º semestre e a última oportunidade para fazer, bem feito, o plano do ano. E, é preciso não esquecer, que setembro é amanhã e o Natal daqui a dois dias!

 

Mas, voltemos à comunicação durante as férias.

 

É importante a adaptação da comunicação durante este período considerando não só onde está o nosso consumidor (no digital, nas praias, em trajeto de viagem, no sofá, nos festivais ou sunsets) mas também a disposição mais relaxada, feliz e humorada (à partida e sem generalizações) com que se encontra. Este é também um tempo de família e, por isso, esse facto deve ser tido em consideração quando se pensa a comunicação de verão.

 

Por isso, o tom da mensagem pode ser a chave para uma comunicação de verão eficaz.

Como “nota de rodapé” gostaria de lembrar que esta comunicação não tem de se traduzir em vendas imediatas (muito menos no B2B) mas servirá certamente para impulsionar vendas no médio prazo (como quem diz, na volta das férias).

 

É possível aproveitar ao máximo esta época do ano e manter a marcar ativa considerando algumas ideias chave:

  1. Criar oferta adaptadas

Apesar de não estarem tão alerta neste período há ocasiões que despertam a atenção de qualquer consumidor: uma oferta imperdível, um desconto de verão, um preço especial por tempo limitado. Parece um conceito simples (e é). Basta um pouco de criatividade para o fazer chamar a atenção do consumidor distraído com as bolas de Berlim.

 

  1. Participar em feiras, eventos e outras iniciativas

Esta época é rica em feiras e festas populares, festivais de verão e um ror de outros eventos com o intuito de juntar as pessoas ao som da música, das luzes, das barraquinhas, dos copos e dos risos (a ordem é puramente aleatória 😊). As marcas devem aproveitar estes momentos para interagir de forma direta e pessoal com o seu consumidor ou consumidor potencial.

 

  1. Conteúdo de fácil consumo

Simplifique a comunicação! Abuse das imagens, dos vídeos, dos memes, das infografias, dos vídeos curtos. Recicle comunicação antiga em formatos “de bolso” que não consumam muito tempo, mas que, ainda assim, passem a sua mensagem. Mantenha-os reconhecíveis e interessante.

  1. Antecipar os próximos meses

Não só aproveitar para preparar a segunda metade do ano – porque supostamente o trabalho está mais tranquilo (pelo menos os emails não caem à mesma velocidade) – mas também antecipar necessidades do cliente nos próximos meses. Dependendo do que oferece a sua marca pode ser importante começar a lembrar do regresso à escola, ou ao ginásio, ou aquele check-up geral pós-férias – ao carro ou ao corpo, por exemplo. Dar informação (ou até um desconto para usar depois) ao consumidor neste período pode ser importante para as decisões que ele vai tomar quando regressar a casa e a outras preocupações.

 

  1. Aproveite os custos de media mais baratos

Esta altura apresenta, normalmente (exceto se houver europeus ou mundiais de futebol, jogos olímpicos ou outro acontecimento desportivo que ocupe todo o espaço publicitário com as marcas patrocinadoras), custos de publicidade mais baixos devido à diminuição da procura. Pode ser uma excelente oportunidade para as marcas alcançarem um público significativo com um investimento significativamente menor.

 

A título de curiosidade, é compreensível que o consumo de media tradicional diminua no período de verão porque o consumidor está mais fora de casa, em atividades ao ar livre ou em viagens, deixando menos tempo para ver televisão por exemplo. Contudo este fato não é linear porque pode verificar-se um aumento da audiência em horários específicos, como no período da noite, quando as pessoas voltam às suas casas, e em programas de entretenimento leves, como reality shows e séries. Já a rádio pode observar uma diminuição de consumo nas áreas urbanas devido ao menor tempo gasto em deslocamentos diários (trabalho-escola), mas pode aumentar em destinos turísticos ou em regiões onde as pessoas passam mais tempo em movimento, como no carro durante viagens. A programação musical e de entretenimento, especialmente aquelas voltadas para temas de verão, podem manter ou até aumentar a audiência em horários específicos, como nas manhãs ou durante o fim de semana, em detrimento do conteúdo falado.

 

Claro que estas tendências podem variar conforme a região, o público-alvo e as características específicas dos meios e formatos, contudo nada me parece indicar que não devemos usar os meios tradicionais neste período (sabendo claro, que o conteúdo digital será rei nesta época dada a flexibilidade e a conectividade que oferecem).

 

Em jeito de resumo, para uma comunicação eficaz no verão as marcas devem comunicar:

–  no local certo (onde o consumidor está)

– no tom certo (relaxado e menos comercial)

– de forma original, divertida e ativa

– com relevância (informação relevante para o momento ou para depois – o regresso às aulas está quase aí)

– com a mensagem certa (adaptada ao contexto)

Mais importante que tudo, façam o que fizerem, não vale dar férias à marca.

A vossa marca está “in the office”?

 

Bom regresso ao trabalho ou boas férias se ainda não aproveitaram.

Vemo-nos em setembro no fim da silly season. Até lá, aproveitem o sol, os dias grandes e a oportunidade de serem (ainda mais) felizes.

 

 

 

 

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