Home»AMOR»RELAÇÕES»Está numa relação saudável? Veja este check list

Está numa relação saudável? Veja este check list

Descubra os dez fatores que determinam se está numa relação forte, saudável e que é positiva para si, publicados pelo site “Psicology Today”.

Pinterest Google+
PUB

Valores partilhados

Ambos os parceiros partilham dos mesmos valores básicos e objetivos de vida. Os dois sabem o que querem da vida, o que desejam alcançar e estão firmemente decididos a fazê-lo juntos.

 

Confiança

Há um forte sentido de confiança na vossa relação e discutem tudo abertamente, sejam as coisas positivas como as negativas. Não há jogos nem segredos do passado.

 

Identidade pessoal

Os dois elementos na relação mantém a identidade pessoal. Isto é muito importante para determinar o sucesso da relação. O casamento ou a relação deve ser apenas uma grande fatia da sua vida e da pessoa que é, mas não deve soprepor-se À sua pessoa enquanto indivíduo.

 

VEJA TAMBÉM: COMO GERIR OS CIÚMES? UMA PSICÓLOGA EXPLICA

 

Tempo de qualidade

Passam tempo de qualidade juntos a fazer o que gostam mas também não esquecem de passar tempo de qualidade sozinhos e com outras pessoas.

 

Encorajamento

São capazes de apoiar-se mutuamente a crescer e a evoluir. Ou seja, sentem-se inspirados um pelo outro para serem melhores pessoas.

 

Comunicação

Os dois sentem-se bem e seguros a falar com o outro das suas necessidades pessoais e desejos. Despendem de tempo para conversar de assuntos importantes para a vossa relação e para a individualidade de cada um. É necessário que um ouça atentamente o outro.

 

Respeito

Respeitam as diferenças entre vocês, mesmo que elas aconteçam em assuntos de importância superior. E, acima de tudo, são capazes de transformar as diferenças em cedências.

 

Realismo

Partilham de expectativas realistas para a relação. Ou seja, não esperam que a relação seja aquilo que vocês fantasiam ou desejam mas algo real. É importante lembrar a todos os momentos que a outra pessoa é um indivíduo complexo e, como tal, é necessário reaver as expectativas com frequência.

 

Contribuição

Cada um de vocês contribui de forma justa para a relação com aquilo que pode. Ou seja, cada elemento do casal deve trazer as suas forças e qualidades para beneficiar a relação, como numa equipa.

 

Família

Os dois elementos do casal devem respeitar a família e amigos do outro. É importante reservar tempo para estar com a família e amigos mas também não devem esquecer de manter uma distância saudável enquanto um casal, perante outras relações. Em conclusão, é bom passarem tempo em família e partilharem ideias, mas o casal deve manter a sua intimidade reservada, sintetiza o site de psicologia.

 

 

Artigo anterior

Cuide do seu cabelo em casa como um profissional

Próximo artigo

Surf solidário chega às ondas portuguesas