Home»BEM-ESTAR»CORPO»Descubra os inúmeros benefícios da água salgada

Descubra os inúmeros benefícios da água salgada

Que um banho no mar é relaxante já todos sabemos. Que faz bem às vias respiratórias, também. Mas os seus benefícios vão muito além disto. Quanto mais profunda a água estiver, maiores os seus benefícios. Isto porque se estiver a uma temperatura baixa vai ser mais pura e mais rica em nutrientes, como magnésio, cálcio ou potássio. Veja o que esta água poderosa pode fazer por si.

Pinterest Google+
PUB

Problemas de pele

A água salgada ajuda a tratar vários problemas de pele pois é rica em minerais, como é o caso do magnésio que é um excelente anti-inflamatório. A água salgada ajuda a tratar problemas de acne, eczema e outras infeções cutâneas. O sal presente na água também podem ajuda a regular a superprodução de óleo que acaba por levar a poros entupidos.

 

Elixir bucal

A água do sal tem uma bactéria que ajuda a combater infeções nas gengivas e o mau hálito. Para usar este elixir vindo diretamente do mar apenas tem que combinar num copo um pouco de água salgada com água quente (e um pouco de menta se gostar muito do gosto normal dos elixires) e bochechar durante uns 30 a 60 segundos.

 

Dores musculares

O sal ajuda no alívio das dores. Isto acontece, pois, o magnésio ajuda o sistema corporal a regular, principalmente se estivermos a falar dos músculos ou dos nervos. Se adicionar um pouco de eucalipto ou lavanda ao seu banho com sal terá uma experiência digna de qualquer Spa e muito mais barata.

 

VEJA TAMBÉM: HÁ 53 PRAIAS EM PORTUGAL COM ZERO POLUIÇÃO

 

Circulação sanguínea

A água fresca do mar produz uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório. Isto porque a água flui para a pele e logo retorna aos órgãos. O que é muito útil para pessoas que tenham problemas circulatórios nas pernas, mas acaba por também ajudar os hipertensos.

 

Ossos e articulações

Pessoas com problemas nos ossos e nas articulações costumam fazer hidroginástica pois é mais difícil a locomoção dentro de água, logo todos os exercícios aqui feitos são mais intensos, mas com um menor impacto. O esforço necessário para manter o equilíbrio no vai e vem das ondas também tonifica os músculos. A água do mar também pode abrandar o avanço do reumatismo.

 

Problemas respiratórios

Se tiver problemas respiratórios nada melhor do que fazer uma bela caminhada junto do mar. Isto porque o embate das ondas e a ação dos ventos trazidos pelo mar criam pequenas nuvens cheias de partículas de água que acabam por funcionar como aerossóis. Tire partido deste fenómeno e faça inspirações profundas e pausadas.

 

Ajuda a diminuir o stress

Uma ida à praia e ouvir o som das ondas a bater na areia ou nas rochas faz com que a pessoa fique mais calma e ajuda a diminuir o stress. Isto acontece porque este tipo de frequências sonoras mais baixas acaba por diminuir a hormona cortisol. Esta hormona é responsável por úlceras ou doenças cardíacas.

 

Paz

Normalmente quando estamos na praia estamos em paz. Isto não acontece só por estarmos num cenário bonito. A ciência também dá aqui uma “mãozinha”. Na praia são, devido ao efeito das ondas do mar, libertados iões negativos que ajudam a aumentar a sua sensação de paz e de reflexão. Também vai sentir uma maior oxigenação.

 

Ajuda a combater a depressão

Os motivos já foram explicados, mas se estiver a passar por uma depressão ou um momento mais complicado, um passeio junto do mar ou ficar na areia a ouvir as ondas do mar vai fazer com que fique muito mais calmo e tranquilo.

 

 

Artigo anterior

Os sete passos para uma maquilhagem perfeita

Próximo artigo

Os benefícios de beber cerveja: 10 factos comprovados pela ciência