Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Descubra como o eneagrama das personalidades lhe pode ser útil

Descubra como o eneagrama das personalidades lhe pode ser útil

Tem como propósito aprofundar e desenvolver talentos naturais, identificar quais as áreas que podem estar a impedir o crescimento e como as eliminar ou transformar. É uma ferramenta utilizada tanto no âmbito pessoal como profissional.

Pinterest Google+
PUB

Tipo 4 – Romântico

Vê o mundo de uma forma única, especial e com imenso significado, nada é simples e banal. Sente a necessidade de dar um significado muito profundo a tudo, inclusive às emoções, sejam elas boas ou más, têm de ser vividas. O contacto profundo com as emoções faz com que se destaque pela sua singularidade e criatividade. Por outro lado esse mesmo contacto profundo faz com que entre num estado de melancolia proveniente da comparação exagerada que faz em relação às outras pessoas. Ainda que inconscientemente, sente uma certa inveja no sentido em que os outros conseguem tudo com mais facilidade do que ele.

 

Tipo 5 – Analítico

Acredita que para viver no mundo de forma independente tem de saber sobre absolutamente tudo. Essa procura inesgotável por conhecimento garante-lhe dar uma interpretação mental a todo e qualquer acontecimento. Destaca-se por ser o tipo mais inteligente do Eneagrama. Porém, tais interpretações mentais, muitas vezes, não passam para o plano real, e leva a que se isole demasiado das outras pessoas. Só despende a energia e o tempo estritamente necessários porque o importante é preservar a sua privacidade.

 

VEJA TAMBÉM: TRABALHE O SEU EQUILÍBRIO INTERIOR COM MANDALAS

 

Tipo 6 – Precavido

Vê o mundo como um lugar cheio de perigos e ameaças. Está sempre em alerta para tudo o que pode vir a acontecer, e mentalmente, define estratégias para se prevenir destes eventuais perigos. Definem-se por pessoas muito responsáveis e extremamente leais, depois de garantir que a outra pessoa merece a sua confiança. Por outro lado, são vistos como pessimistas e o facto de estar constantemente a prever todos os cenários possíveis, faz com que sinta uma enorme ansiedade pois sente a constante necessidade de estar sempre em alerta.

 

Tipo 7 – Entusiasta

A sua visão sobre o mundo assenta numa procura constante de oportunidades prazerosas, assim desenvolveu o seu foco de atenção no lado mais positivo da vida. De uma enorme criatividade, procura sempre responder a muitos projectos e a muitas solicitações ao mesmo tempo. O medo do sofrimento e a necessidade de procurar oportunidades que lhe garantam o prazer, acaba por vivenciar todas as experiências de uma forma muito superficial e leviana, abandonando-as sempre que se sente a entrar em contacto com as dificuldades e dissabores naturais da vida.

 

Tipo 8 – Confrontador

O mundo está cheio de ameaças e injustiças, como se fosse dividido entre fortes e fracos. Desde cedo, desenvolveu a convicção de que tem de ser forte, para não ser visto como fraco, e assim, defender os mais frágeis. Destacam-se por ser bastante frontais e directos, a verdade é só uma. Essa força, que desde cedo desenvolveram, garante assertividade e frontalidade que muitas vezes leva a que sejam vistos como agressivos na forma como falam, e ainda que pouco consciente, revelam pouca flexibilidade em compreender o ritmo das outras pessoas.

 

VEJA TAMBÉM: AYURVEDA E O STRESS: QUANDO RIR É O MELHOR REMÉDIO

 

Tipo 9 – Pacifista

O mundo seria perfeito se fosse desprovido de qualquer tipo de conflitos e a harmonia deveria sempre prevalecer. Para garantir a sua paz interior e harmonia, opta muitas vezes por não expôr a sua real opinião e até coloca as suas necessidade em segundo plano. Por um lado são vistos como alguém sempre bem disposto e disponível, mas por outro lado acaba por se esquecer de si mesmo e de fazer o que é mais importante para si. Acaba por não se impôr pois isso iria colocar em causa toda a harmonia que tanto preza e se esforça por manter.

 

O eneagrama não tem como propósito criar “rótulos” ou servir como desculpa para a forma como cada pessoa pensa e age. O seu estudo não assenta nos comportamentos, mas sim sobre o que o levou a ter esse comportamento. O que o motiva a ser como é e agir da forma como age? Irá compreender que existem características comuns entre os tipos de personalidade, e identificar um ou outro, como sendo o seu, no entanto um irá prevalecer sobre todos os outros. O seu estudo aprofundado permite-lhe compreender quais são as motivações por trás das suas acções, através de um maior nível de consciência, apresenta caminhos de crescimento para diminuir os vícios e padrões característicos da sua personalidade.

 

Por Ana Frangão

Coach

Artigo anterior

Prémio Terre de Femmes procura projetos sustentáveis assinados por mulheres

Próximo artigo

Compota de figo