Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Descubra como o eneagrama das personalidades lhe pode ser útil

Descubra como o eneagrama das personalidades lhe pode ser útil

Tem como propósito aprofundar e desenvolver talentos naturais, identificar quais as áreas que podem estar a impedir o crescimento e como as eliminar ou transformar. É uma ferramenta utilizada tanto no âmbito pessoal como profissional.

Pinterest Google+
PUB

Eneagrama, palavra de origem grega, consiste numa poderosa ferramenta de autoconhecimento e apresenta-se sob a forma de mapa de 9 pontos (enea significa nove e grama significa pontos). A sua história remonta há cerca de 2500 anos, sempre numa versão filosófica e pouco prática. No início dos anos 70, um filósofo boliviano chamado Oscar Ichazo recorreu ao mapa do eneagrama para aplicar numa área que ele investigava: as motivações e o comportamento humano. Deslumbrado com a sua atividade, juntou-se a ele o psiquiatra Claudio Naranjo. Juntos desenvolveram o Eneagrama das Personalidades assente em 9 tipos de motivações base.

 

O Eneagrama irá ajudá-lo primeiro a compreender mais sobre si mesmo e depois sobre os que o rodeiam. Tem como propósito aprofundar e desenvolver talentos naturais, identificar quais as áreas que podem estar a impedir o crescimento e como as eliminar ou transformar. É uma ferramenta utilizada tanto no âmbito pessoal como profissional. Serei sempre o mesmo tipo de personalidade? Sim, embora mais evoluído e com um nível de consciência maior.

 

VEJA TAMBÉM: COMO CADA UMA DAS NOVE PERSONALIDADES AGE EM TEMPOS DE COVID-19

 

Quais os 9 tipos de personalidade?

Cada tipo de personalidade tem uma forma especial e única de ver o mundo. Para cada tipo, a sua visão é tão óbvia que é estranho as outras pessoas não pensarem assim. Conheça agora, em forma de resumo, quais são os tipos de personalidade do eneagrama:

 

Tipo 1 – Perfeccionista

Na sua visão do mundo, este tem de ser perfeito e empenha-se para procurar essa mesma perfeição. São extremamente exigentes e críticos com os que o rodeiam e, principalmente, com ele próprio. Essa exigência levada ao exagero reflecte-se numa raiva interna muito forte visível até fisicamente, com a forma desleixada como as outras pessoas fazem as coisas. É visto pelos outros como pouco flexível.

 

VEJA TAMBÉM: NOVAS ENERGIAS: SAIBA COMO REVITALIZAR O CORPO E A MENTE

 

Tipo 2 – Prestativo

Na sua visão o mundo é assente numa troca de ajuda constante, sente uma forte necessidade de se relacionar e sentir-se especial e necessário para aqueles que mais gosta. Pelos mais próximos é visto como alguém querido e disponível. A necessidade de agradar e adaptar-se com facilidade às necessidades dos que mais gosta, quando levada ao exagero, faz com que não identifique com clareza as suas próprias necessidades e sinta orgulho em pedir ajuda.

 

Tipo 3 – Bem sucedido

Vê o mundo como um lugar de sucesso, e sente que só será feliz e aceite nesse mundo, se for uma pessoa extremamente bem sucedida. Bastante determinado, move-se para atingir metas e objetivos e esforça-se para ser o melhor, ou no mínimo um dos melhores. A procura incansável por uma imagem de sucesso leva a que deixe de lado muitas coisas também importantes, como a família, relacionamentos, a saúde. Ainda que de forma inconsciente, é movido para ir ao encontro das expectativas dos outros colocando os seus reais desejos em segundo plano.

 

Continua na próxima página…

Artigo anterior

Prémio Terre de Femmes procura projetos sustentáveis assinados por mulheres

Próximo artigo

Compota de figo