Home»GLAMOUR»BELEZA»Descubra a ordem correta de aplicação dos seus cosméticos

Descubra a ordem correta de aplicação dos seus cosméticos

Em cosmética, a ordem de aplicação dos produtos é muito relevante para conseguir obter resultados eficazes na rotina cosmética diária.

Pinterest Google+
PUB

É essencial conhecer a ordem correta de aplicação dos produtos para obter resultados ótimos e sem desperdício.

 

De uma maneira geral, os produtos devem ser aplicados de acordo com a sua densidade, de menor para maior. Isto é, primeiro devem ser aplicados os produtos com texturas mais ligeiras. No entanto, é importante ter em consideração outros fatores, como por exemplo os ingredientes ativos de cada produto.

 

1 – Limpeza facial

A limpeza é um passo fulcral numa boa rotina de pele. Neste passo, removemos a maquilhagem, o protetor sol, a poluição e o excesso de sebo produzido ao longo do dia e/ou da noite. Se é fã da chamada double cleansing, o primeiro produto que deve ser aplicado deverá ter base oleosa, como um óleo desmaquilhante ou um leite desmaquilhante, seguido de um produto base água como uma espuma ou gel de limpeza facial.

 

VEJA TAMBÉM: APRENDA A DECIFRAR AS EMBALAGENS DOS SEUS COSMÉTICOS

 

2 – Tónico

Este tipo de produto deve ser aplicado depois da limpeza e antes da aplicação do primeiro produto de tratamento.

 

3 – Contorno de olhos

Nem todas as pessoas necessitam usar um produto específico para o contorno de olhos. No entanto, se sente que essa zona é sensível, é recomendável usar um produto/creme de contorno de olhos antes da aplicação dos restantes produtos. Desta forma, estamos a delimitar e a proteger essa área sensível.

 

4 – Séruns/ampolas

Na verdade, as ampolas não são mais do que séruns em formato unidose. Este tipo de produtos deve ser aplicado depois do contorno de olhos e do tónico. Se a sua pele necessita mais do que um produto de tratamento, é importante analisar os ativos cosméticos para avaliar qual deve ser colocado em primeiro lugar. Recomendo que faça uma consulta cosmetológica com um especialista em cosmética para adaptar a sua rotina de produtos ao seu tipo de pele.

 

5 – Óleo

Se utiliza um óleo para hidratar a sua pele, por exemplo à noite, este produto deve ser aplicado depois do sérum e antes do creme hidratante. Se tem a pele oleosa ou mista, o óleo deverá ser suficiente para hidratar a pele.

6 – Creme hidratante

O creme hidratante deve ser aplicado depois do sérum ou do óleo, dependendo da sua rotina cosmética. Pela manhã, este produto deve ser aplicado antes do filtro solar.

 

7 – Filtro solar

A aplicação de um protetor solar de alta proteção pela manhã é imprescindível e o melhor antiaging que podemos oferecer à nossa pele. Este produto deve ser o último a ser aplicado. Depois, poderá aplicar a sua maquilhagem diária.

 

É necessário esperar entre camadas de produto?

Se o produto cosmético for de boa qualidade, não deverá ser necessário esperar muito tempo antes da aplicação da camada seguinte. No entanto, recomendo que espere uns segundos entre produtos para garantir que os mesmos penetrem de maneira adequada.

 

Atenção!

Não temos, nem devemos usar todos os tipos produtos acima referidos. Deve fazer uma análise cuidada dos produtos que usa e compra, por forma a não usar cosméticos com funções redundantes e desnecessárias para a sua pele. Além de ser um desperdício de dinheiro e tempo, pode mesmo trazer consequências negativas para a sua pele, diminuindo a eficácia da sua rotina ou provocando problemas dermatológicos. Referir ainda que o consumo exacerbado de cosméticos tem um impacto altamente negativo para o meio ambiente e planeta.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Maio é o mês do coração. Conhece o seu risco cardiovascular?

Próximo artigo

Lasanha de alheira com nabiças