Home»GLAMOUR»BELEZA»Descoberto mecanismo responsável pelo envelhecimento da pele

Descoberto mecanismo responsável pelo envelhecimento da pele

Equipa acredita que a descoberta vai permitir desenvolver tratamentos mais poderosos e eficazes para travar as marcas do tempo no corpo.

Pinterest Google+
PUB

Pela primeira vez, cientistas da Universidade de Newcastle, Reino Unido, conseguiram identificar que a atividade de uma enzima metabólica que se encontra nas células da pele humana diminui com o tempo.

 

O estudo, publicado no ‘Journal of Investigative Dermatology’, é um passo em frente para se desenvolver tratamentos anti envelhecimento mais poderosos e produtos cosméticos que podem ser desenhados para contrariar o declínio dos níveis de atividade desta enzima

 

Segundo a universidade, a descoberta pode ajudar também a perceber como envelhecem outros órgãos do corpo humano, o que pode vir a cimentar caminho para o desenvolvimento de medicação para várias doenças relacionadas com a idade, incluindo o cancro.

 

Veja a galeria: Dicas de beleza intemporais

 

Mark Birch-Machin, professor de Dermatologia Molecular na Universidade de Newcastle e líder da investigação, comenta: «À medida que o nosso corpo envelhece, vemos que as baterias nas nossas células baixam, o que aumenta os níveis de entrada de radicais livres nocivos. Este processo é facilmente visível na nossa pele, *a medida que as rugas e rídulas aparecem. O nosso estudo mostra, pela primeira vez, na pele humana, que com o aumento da idade existe um decrescimento específico na atividade de uma enzima metabólica essencial que existe nas baterias das células da pele».

 

E acrescenta: «A nossa pesquisa significa que agora temos um biomarcador especifico, ou um alvo, para desenvolver tratamentos cosméticos anti envelhecimento que poderão travar este declínio. Poderão ser agora desenvolvidos tratamentos direcionados para diferentes idades e diferentes pigmentações da pele, e ainda com a possibilidade de interferir no processo de envelhecimento noutras partes do corpo».

Artigo anterior

'Viagra feminino' não funciona muito bem, diz estudo

Próximo artigo

Kylie Minogue abre processo contra Kylie Jenner