Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Descarregar ódio nas redes sociais é perigoso

Descarregar ódio nas redes sociais é perigoso

As redes sociais tornaram muito fácil maldizer alguém ou descarregar emoções negativas por via da internet mas as pesquisas mostram que os efeitos podem ser contrários aos pretendidos

Pinterest Google+
PUB

Remoer emoções negativas e procurar uma espécie de vingança sobre elas nunca foi positivo. No entanto, a internet e as redes sociais proporcionam que isto se faça mais facilmente e de forma impune, por estarmos protegidos pelo ecrã do computador. É comum recebermos nos nossos feeds das redes sociais mensagens de amigos que estão carregadas de ódio e sentimentos negativos. Ir ao Facebook, por exemplo, e escrever algo sobre um amigo que desiludiu ou o chefe que passou um raspanete pode criar a falsa sensação de vingança e orgulho.

 

No entanto, partilhar uma frustração deste género com um amigo, através de uma mensagem ou email, ou com o mundo, através das redes sociais, apesar de proporcionar uma sensação de alívio imediata, vai trazer mais ódio e agressividade num segundo momento, mostram os estudos. E mais, as pessoas que o fazem de forma anónima são as que mostram índices mais altos de agressividade.

 

«Só porque uma coisa nos faz sentir melhor não quer dizer que seja saudável», explica Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia na Universidade The Ohio State, em Columbus, nos Estados Unidos, em declarações ao “Wall Street Journal”.

 

Frequentemente estas pessoas começam a alienar amigos e família, preferindo as redes sociais para expressar os seus sentimentos, revelando problemas de controlo de raiva. Além disso, não podemos esquecer que o que colocamos na internet fica lá para sempre e, mais tarde, pode ser prejudicial para a nossa vida pessoal ou profissional.

 

O psicólogo conduziu vários estudos que mostram que extravasar raiva e frustração desta forma não é benéfico. Em todos, percebeu que as pessoas que têm tendência para “ruminar” os assuntos são as que têm mais propensão para a agressividade.

Artigo anterior

Música provoca sensação idêntica a orgasmo

Próximo artigo

Pai e filho tiram a mesma fotografia durante 30 anos